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A importância de desenvolver a consciência fonológica na educação pé-escolar. Revisão de literatura e análise de um caso particular

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O desenvolvimento da consciência fonológica demonstra ter bastante benéfico quando as crianças se encontram no pré-escolar, no que respeita à aprendizagem da leitura e da escrita. Tendo como base a análise de um caso particular, observado em contexto de estágio, a questão central do estudo centrou-se em perceber qual a importância de desenvolver a consciência fonológica na Educação Pré-Escolar, no sentido de compreender em que medida o trabalho que as terapeutas desenvolveram com o grupo estaria de acordo com as explicações e recomendações dos teóricos que se têm preocupado com a questão da consciência fonológica e do seu desenvolvimento. As conclusões obtidas demonstram que as atividades que as terapeutas desenvolveram com o grupo no geral eram adequadas à sua faixa etária e que estavam de acordo com as explicações e recomendações dos teóricos.
The development of phonological awareness is quite beneficial when children are at kindergarten level, as it prepares them for the learning of reading and writing. Based on the analysis of a specific case, observed in the context of pedagogical practice, this study focused on understanding how the work developed by two speech therapists with a group of children conformed to the explanations and recommendations of theorists who have written about phonemic awareness and its development. The conclusions attained show that, generally, the activities that the therapists conducted with the group were adjusted to their age, and were in agreement with the explanations and recommendations of theorists.

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Keywords

Consciência fonológica, caso particular, Terapeutas da Fala, educação pré-escolar. Phonemic awareness, speech therapists, childhood education, syllables, rhymes.

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