| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 153.02 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste texto expomos a escuta das vozes das crianças como parte integrante
dos processos de investigação em educação, assumindo a criança o estatuto de sujeito
de investigação. A partir de trabalhos de investigação de âmbito académico orientados
pelos autores, destacam-se e valorizam-se as entrevistas com crianças, desenvolvendo-se
neste quadro um processo de reflexão sobre a sua realização e pertinência enquanto
estratégia de construção do conhecimento mais alargado da criança e da infância, através
da expressão das suas ideias e significados sobre o quotidiano e sobre o mundo em geral.
Deste modo, fundamos a pertinência de entender a criança como sujeito de investigação
e, ao longo do texto, destacamos o processo de escuta através de entrevistas a crianças
em idade pré-escolar, focando os desafios que se colocam sobre as mesmas, durante os
trajetos de investigação.
Description
Keywords
educação de infância investigação com crianças entrevistas
Pedagogical Context
Citation
Marchão, A., & Henriques, H.
Publisher
Revista de Pedagogia de la Universidad de Salamanca
