Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.58 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O seguinte relatório consiste numa proposta didática relacionada com a
gramática para a consolidação de conteúdos sobre funções sintáticas. Este relatório tem
por base a aprendizagem através dos jogos didáticos, ou seja, uma aprendizagem ativa.
Com este processo desejo que os alunos adquiram motivação para o desenvolvimento da
gramática. Este trabalho foi desenvolvido no decorrer da prática educativa do Mestrado
em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal
no 2.ºCiclo do Ensino Básico. A turma onde se desenvolveu a investigação encontrava-se
no 6.ºano de escolaridade e os conteúdos abordados com a turma foram as funções
sintáticas: o sujeito, predicado, complementos direto e indireto, vocativo, complemento
agente da passiva, complemento oblíquo e modificador do grupo verbal. A investigação
apresentada teve por base uma primeira parte com a explicação dos conteúdos
gramaticais e uma segunda parte dedicada a execução do jogo didático. O grande objetivo
desta investigação é demonstrar que a aprendizagem através de jogos virtuais pode
contribuir para a consolidação de conteúdos e, a cima de tudo, cativar os alunos pela
gramática.
Description
Keywords
Gramática Jogo Didático Funções Sintáticas Tecnologia