Repository logo
 
Publication

Intervenções educativas para ajudantes de ação direta de estruturas residenciais para pessoas idosas durante a pandemia:

dc.contributor.authorSousa, Diana
dc.contributor.authorPinto, Joana
dc.contributor.authorFaria, José Silva
dc.contributor.authorPereira, Isabel
dc.contributor.authorHenriques, Maria Adriana
dc.contributor.authorHenriques, Helga
dc.date.accessioned2022-01-18T12:25:07Z
dc.date.available2022-01-18T12:25:07Z
dc.date.issued2021-07
dc.description.abstractIntrodução. A atual pandemia de COVID-19, provocada pela circulação do vírus SARS-CoV-2, coloca a população em geral, e os idosos em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) em particular, numa situação de grande vulnerabilidade, com um risco elevado de morbilidade e mortalidade. Nestes contextos, as intervenções educativas junto dos profissionais demonstraram estar associadas a mudanças de práticas. Contudo, são ainda escassos os dados sobre as intervenções educativas realizadas em situação pandémica nestes contextos, bem como o seu conteúdo e/ou metodologias utilizadas. Objetivo. Foi nosso objetivo descrever as intervenções educativas para Auxiliares de Ação Direta de ERPI durante a pandemia de COVID-19. Métodos. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura. Resultados. Dos 349 artigos identificados, 4 integraram a amostra final. Os resultados mostram que os programas educativos dirigidos aos profissionais das ERPI, onde se incluem as Ajudantes de Ação Direta, apresentam uma grande variabilidade em termos de intervenção, público-alvo, conteúdos, duração, forma como é disponibilizado e área disciplinar dos formadores. Parece existir uma associação entre a educação disponibilizada e a redução da transmissão do vírus. Conclusões. Esta revisão integrativa vem apontar para a importância das intervenções educativas, ministradas por profissionais de saúde, junto das AAD, como forma de prevenir a transmissão do SARS-CoV-2 em ERPI e reduzir as taxas de morbilidade e mortalidade. O ensino à distância revela-se uma oportunidade de educação para as pessoas em locais remotos, com dificuldades no acesso presencial. A formação presencial mostrou-se também como essencial na demonstração e treino de práticas de cuidados seguros. Recomenda-se a realização de investigação no futuro para obter uma maior consistência nas conclusões.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.88-96pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38892
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLudomediapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/394pt_PT
dc.subjectEstruturas Residenciais para pessoas idosaspt_PT
dc.subjectAjudantes de ação direta,pt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCOVID-19pt_PT
dc.subjectIdosospt_PT
dc.titleIntervenções educativas para ajudantes de ação direta de estruturas residenciais para pessoas idosas durante a pandemia:pt_PT
dc.title.alternativeUma revisão integrativapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage96pt_PT
oaire.citation.startPage88pt_PT
oaire.citation.titleInvestigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafiospt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNameFaria
person.familyNamePereira Henriques
person.familyNameRafael Henriques
person.givenNameJoana
person.givenNameJose Silva
person.givenNameMaria Adriana
person.givenNameHelga Marília da Silva
person.identifier.ciencia-id3A1B-968D-7EEE
person.identifier.ciencia-id6D1D-5B02-E1E3
person.identifier.ciencia-idAF1D-BBCE-1E5D
person.identifier.ciencia-id8612-1513-A5A8
person.identifier.orcid0000-0002-3350-2512
person.identifier.orcid0000-0001-7346-9086
person.identifier.orcid0000-0003-0288-6653
person.identifier.orcid0000-0003-2946-4485
person.identifier.scopus-author-id57201424935
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationde3c3743-70c5-4dae-9c86-6315a87c46ea
relation.isAuthorOfPublication685b8178-d51a-46b3-aefd-ea14613a9d56
relation.isAuthorOfPublicationa3567db2-1a5a-4589-8d71-4076a1c6b882
relation.isAuthorOfPublication8b8d2679-d467-4f9d-953b-c3a27507b471
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryde3c3743-70c5-4dae-9c86-6315a87c46ea

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ciaiq2021-fpaper-v-171.pdf
Size:
205.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format