Repository logo
 
Publication

Avaliação da perceção subjetiva de esforço de raparigas em idade escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorWillig, Renata
dc.contributor.authorCameira, Marta
dc.date.accessioned2024-01-31T19:10:58Z
dc.date.available2024-01-31T19:10:58Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.description.abstractO Relatório Final é o documento geral e final do último ano de Mestrado onde é realizada uma reflexão sobre todos os aspetos e atividades desenvolvidas ao longo da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada, tendo sido desenvolvido ao longo do ano letivo de 2022/2023. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada na Escola Secundária Manuel Cargaleiro, no Fogueteiro, centrando as atividades de lecionação em duas turmas, nomeadamente no 9º ano e 10º ano de escolaridade (3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário, respetivamente). Como processo final desse percurso foi elaborado o presente relatório o qual está estruturado em quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I), Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (Área II), Participação na Escola e Relação com a Comunidade (Área III) e Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida (Área IV). A primeira área salienta o conhecimento profundo sobre a estrutura do ensino e o processo ensino-aprendizagem aos olhos do professor. Na segunda área são relatados os âmbitos de intervenção e todo o processo de lecionação das aulas de Educação Física de forma reflexiva e crítica. Por conseguinte, a área III apresenta a importância da relação formada com a comunidade escolar, nas variadas tarefas desenvolvidas como professora estagiária como o acompanhamento da direção de turma, a participação em atividades do grupo de educação física e o desporto escolar. Na quarta e última área, é apresentado o artigo científico acerca do estudo realizado, o qual tinha como objetivo a perceção subjetiva de esforço em raparigas em idade escolar. O estudo envolve 40 raparigas em idade escolar foi desenvolvido no âmbito de aula de educação física. Assim, os instrumentos utilizados foram o teste do vaivém e a Escala de Borg-10, tendo as alunas de classificar o esforço que estavam a sentir ao longo do teste. Logo, após as quatro áreas é possível concluir que o ano letivo do estágio pedagógico proporciona uma aproximação real ao mundo do ensino em todo o seu contexto abrangente, permitindo colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica e das minhas vivências pessoais.pt_PT
dc.identifier.tid203496540pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/49488
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de ensino supervisionadapt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectRelatóriopt_PT
dc.titleAvaliação da perceção subjetiva de esforço de raparigas em idade escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Marta Cameira.pdf
Size:
907.28 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: