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Abstract(s)
O presente documento é referente ao relatório de estágio, inserido no mestrado em enfermagem, na área de especialização em enfermagem de reabilitação. As intervenções do EEER à pessoa submetida a VMI são a temática central deste projeto, para aquisição e desenvolvimento de competências específicas, definidas pela OE e pelo curso de mestrado para o EEER.
A VMI é um processo terapêutico que serve para auxiliar a pessoa com insuficiência respiratória aguda ou crónica agudizada. Contudo, apesar dos benefícios que esta técnica apresenta na estabilização da pessoa, não é inócua, podendo ocorrer durante o processo, várias complicações no âmbito neuromotor e respiratório.
O EEER, pelos conhecimentos teórico-práticos que possui, tem um papel preponderante no seio da equipa multidisciplinar, no acompanhamento e cuidado à pessoa submetida a VMI, contribuindo fortemente para a redução do impacto negativo deste processo, prevenindo as suas complicações, reduzindo o período de internamento e melhorando a qualidade de vida das pessoas a elas sujeitas.
A realização do estágio assumiu-se como um passo determinante, no percurso de aquisição de competências e pretendeu reunir os vários contributos das restantes unidades curriculares, que constituem o plano de estudos do presente mestrado, e integrá-los na prática diária dos cuidados de ER, centrando-se, mais especificamente, no conhecimento das intervenções de ER à pessoa submetida a VMI.
O EEER deve possuir competências para cuidar de pessoas com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida, bem como, ajudar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas para maximizar o seu potencial funcional e de independência. Tendo por base estas duas premissas, no desenvolvimento profissional de um EEER, definiu-se, para este estágio, os seguintes objetivos gerais: desenvolver competências de ER, na área da RFR, na pessoa submetida a VMI; desenvolver competências de ER, na área da RFR, na prestação de cuidados à pessoa/família, com patologia respiratória;desenvolver competências de ER, na prestação de cuidados à pessoa/família, com necessidades na área sensório-motora.
Para concretizar estes objetivos, foram escolhidos quatro contextos clínicos distintos na área da RFR e na RFSM, onde foi possível desenvolver um conjunto de atividades que permitiram atingir os objetivos delineados inicialmente, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de competências na prestação de cuidados de ER, visando as intervenções de enfermagem promotoras do AC da pessoa e família.
Ao longo deste percurso, foram mobilizados e articulados os conhecimentos teóricos com a prática clínica, à luz da Teórica de Enfermagem Dorothea Orem, num processo dinâmico de aprendizagem e construção de saberes, no sentido de estruturar uma identidade profissional como EEER.
Description
Mestrado, Enfermagem de Reabilitação, 2016, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermagem em reabilitação Reabilitação respiratória Ventilação mecânica Cuidados intensivos
