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Num mercado globalizado e cada vez mais competitivo, as empresas têm vindo a adotar diferentes
estratégias, de modo a ganharem vantagens competitivas.
Este artigo apresenta-se como uma proposta de reflexão sobre as várias formas de
desenvolvimento de estratégias de cooperação, competição e coopetição. Estas têm sido cada vez
mais uma realidade, uma vez que permitem às empresas apesar de concorrentes entre si, juntarem
esforços para cooperarem na sua expansão, principalmente em indústrias ligadas à inovação
tecnológica onde os custos com I&D são muito elevados.
O objetivo deste artigo passa por explicar o fenómeno da coopetição no âmbito business to
business, evidenciando as suas razões, vantagens, desvantagens e critérios para que a mesma
produza resultados.
Numa segunda parte está presente a estratégia de criação de clusters e polos de competitividade
em Portugal, uma vez que estes assumem especial relevância no desenvolvimento de inovação
regional, através da cooperação e coopetição entre empresas com interesses comuns para se
tornarem mais eficientes, funcionando como alavanca para a produtividade e competitividade
nacional.
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Keywords
Business-to-Business Coopetição Clusters Redes Coopetition Clusters Networks
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Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra