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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo dedica-se ao estudo da importância estética da imagem e sua análise
cognitiva. A partir de um objecto de comunicação - o cartaz - criado para divulgar a arte
contemporânea em Portugal, pretendemos abordar a área da criação e a sua relação com os
sentidos. No presente estudo foca-se um conceito emergente na área do design de
comunicação, o design emocional. Tratámos de nos focar neste conceito e a partir dele
seleccionar um conjunto de objectos de estudo cuja missão é divulgar a produção artística em
exposições no nosso país; assim foram eleitas duas instituições que promovem uma cultura
visual e a projectam nos seus locais expositivos, a Fundação de Serralves e a Fundação
Culturgest. Tendo como base a leitura do objecto partimos para o observador enquanto
objecto de estudo, ou seja o indivíduo enquanto criador e receptor da mensagem, deste modo
analisamos a reacção e o comportamento dos indivíduos à presença deste tipo de cartazes,
cuja função será provocar o olhar e os sentidos, de modo a contribuir para uma aquisição e
evolução do conhecimento visual.
Description
Keywords
arte contemporânea cartaz design estética sentidos