Repository logo
 
Publication

Sistemas de Gestão da Qualidade: Retrospetiva Crítica do Processo de Bolonha

dc.contributor.authorPires, A.M.R.
dc.date.accessioned2022-02-10T12:44:11Z
dc.date.available2022-02-10T12:44:11Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA educação, e em particular o ensino superior (ES), constitui o setor mais determinante para o futuro de uma sociedade. Pelo que se espera que funcione aos mais elevados níveis de desempenho. As experiências disponíveis de implementação de sistemas da qualidade (SQ) em instituições de ensino superior (IES) mostram grandes dificuldades de gestão do processo-chave do ensino- aprendizagem, ficando muitas vezes nas áreas administrativas. A evolução dos SQ mostra que grandes setores de atividade não se identificam com a norma ISO 9001 (baseada em requisitos), justificando a criação de modelos e referenciais baseados na autoavaliação (caso da A3ES). Alguns destes motivos derivam da história da qualidade, mas, por outro lado, a diversidade e natureza de alguns setores levaram a modelos setoriais assumidos como menos prescritivos e mais atrativos para organizações complexas e com qualificações elevadas. Neste artigo apresenta-se uma análise retrospetiva à investigação aplicada a SQ entre 2009 e 2019, no contexto do processo de Bolonha, em que o autor esteve envolvido. Entre as conclusões salienta-se que os SQ se centram na monitorização do macroprocesso de ensino-aprendizagem e usam largamente inquéritos aos estudantes. A eficácia destas abordagens é questionável, dado que os resultados não são evidenciados. Outros macroprocessos, tais como a investigação e desenvolvimento e a transferência de conhecimento, não são monitorizados ao mesmo nível. Do ponto de vista da melhoria, não se verificam práticas de comparação com o desempenho de outras IES similares e/ou de referência, nem de valorização das melhorias. A intervenção das partes interessadas é outra área pouco explorada. Face a estas conclusões torna-se importante investigar outras formas de intervenção dos sistemas da qualidade e as próprias formas de organização interna e externa das IES, de modo a melhorar a eficácia global no cumprimento da sua missão.pt_PT
dc.description.abstractEducation, particularly higher education, is the most determining sector for the future of a society. Therefore, it is expected to operate at the highest levels of performance. The available experiences of implementing quality systems (QS) in higher education institutions (HEIs) show great difficulties in managing the key teaching-learning process, often remaining in the administrative areas. The evolution of QS shows that large sectors of activity do not adopt ISO 9001 (based on requirements), justifying the creation of models and references based on self- assessment approach (case of A3ES). Some of these reasons derive from the history of quality, but, on the other hand, the diversity and nature of some sectors have led to assume less prescriptive sector models, which are more attractive to complex and highly skilled organizations. This paper presents a retrospective analysis to R&D, from 2009 to 2019, applied to QS in the context of The Bologna Process, where the author was involved. Among the conclusions, QS focus on monitoring the macro teaching-learning process and make extensive use of surveys to students. The efficacy of these approaches is questionable, since the results are not evidence based. Other macro processes, such as research and development, and knowledge transfer, are not monitored at the same level. From the point of view of improvement, there are few practices of comparison with the performance of other similar and reference HEIs and no quantification of the improvements. Stakeholder intervention is another unexplored area. In view of these conclusions, it is important to research other forms of intervention of the quality systems as well other organizational solutions (internal and external), aiming to improve overall efficiency in the fulfilment of their mission.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPires, A. R. (2020). Sistemas de Gestão da Qualidade: Retrospetiva Crítica do Processo de Bolonha. TMQ – Techniques, Methodologies and Quality, Especial, 105-134.pt_PT
dc.identifier.issn2183-0940
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39292
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBolonhapt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectSistemapt_PT
dc.subjectBolognapt_PT
dc.subjectQualitypt_PT
dc.subjectSystempt_PT
dc.subjectResearchpt_PT
dc.titleSistemas de Gestão da Qualidade: Retrospetiva Crítica do Processo de Bolonhapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
person.familyNameRamos Pires
person.givenNameAntónio Manuel
person.identifier.ciencia-id731B-0006-1D34
person.identifier.orcid0000-0003-2254-7202
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication00c486b4-3cbd-4d9e-b861-6f00ba76ec03
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery00c486b4-3cbd-4d9e-b861-6f00ba76ec03

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
edesp1_20_105_134.pdf
Size:
381.31 KB
Format:
Adobe Portable Document Format