Publication
Modelo de Gestão do Processo de atribuição de Bolsas de Excelência
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pestana, Gabriel | |
dc.contributor.author | Van-Dúnem, Vanderson Roberto Mário | |
dc.date.accessioned | 2018-01-04T19:07:12Z | |
dc.date.available | 2018-01-04T19:07:12Z | |
dc.date.issued | 2017-12-20 | |
dc.description.abstract | Nos dias de hoje, o investimento no Ensino Superior e a criação de mecanismos de incentivo à qualidade de ensino tem vindo a crescer. Abordagem particularmente relevante em países com necessidades urgentes em termos de retenção de recursos com uma qualificação superior. Todavia a formação de um estudante corresponde a um investimento a longo prazo, sobretudo quando falamos de qualificações ao nível do 2º e 3º ciclos de estudo. Com vista a promover dinâmicas para democratizar as oportunidades de acesso ao 1º ciclo de estudos (i.e., Licenciatura) importa criar mecanismos justos e transparentes na atribuição de bolsas de estudos, assegurando assim os recursos financeiros para que todos possam ambicionar uma realização pessoal em termos de obtenção de um grau académico e por conseguinte a aquisição de um corpo de conhecimento que possa vir a contribuir para o desenvolvimento de países como Angola. As organizações (i.e., instituições e empresas) investem na formação dos seus quadros, com base no paradigma de que pessoas qualificadas constituem um ativo valioso para a organização e para a comunidade onde se inserem. Pessoas mais qualificadas contribuem não só para aumento da produtividade mas sobretudo para a melhoria da qualidade do produto final. Daí a necessidade em criar mecanismos e estímulos para um efetivo investimento na formação académica do estudante que termina o ensino secundário. Sendo o Estado um dos principais atores no desenvolvimento social, económico e científico, é responsável pela operacionalização de políticas educativas (e.g., ajuda financeira/bolsa de estudo) que permitam auxiliar o estudante no acesso ao Ensino Superior. Contudo, os incentivos financeiros para atribuição de bolsas são recursos limitados pelo que tem de haver mecanismos rigorosos no processo de seleção dos estudantes que podem beneficiar de uma bolsa de estudo. Este trabalho de investigação teve como objetivo principal, desenvolver um modelo para gestão do processo de atribuição de bolsas, com a finalidade de apoiar as Instituições de Ensino Superior e outros agentes no processo de aplicação dos critérios de elegibilidade e de seleção de estudantes de excelência. Este modelo endereça uma maior transparência no processo de seleção com evidências sobre quais os critérios de elegibilidade utilizado, permitindo assim maior confiança na monitorização da execução do processo. O resultado ou impacto desta transparência serve de catalisador do interesse por cumprir com os critérios de elegibilidade, promovendo assim dinâmicas junto do público alvo – o estudante do ensino superior com interesse em prosseguir os seus estudos. Pois, pretende-se que os candidatos sejam motivados pela interação comunicativa proporcionada pelo modelo proposto, transmitindo-lhes incentivos acrescidos para se empenharem mais e se tornarem estudantes elegíveis. Deste modo, o modelo apresenta uma proposta com um conjunto de funcionalidades inovadoras de forma a mitigar o risco de atribuição de bolsas a candidatos que não cumprem com os critérios de elegibilidade, recurso a técnicas de gamification com um conjunto de indicadores de monitorização da execução do processo. O modelo permite a realização de um rastreio automático na pesquisa dos estudantes de excelência, demostrando a preocupação do Estado em apoiar o estudante no acesso ao Ensino Superior. | pt_PT |
dc.description.abstract | Nowadays, investment in Higher Education and the creation of incentive mechanisms for teaching quality has been growing. A particularly relevant approach in countries with urgent needs in terms of resource retention with a higher qualification. However, the training of a student corresponds to a long-term investment, especially when we talk about qualifications at the level of the 2nd and 3rd cycles of study. In order to promote dynamics to democratize access to 1st cycle studies (i.e., Undergraduate Degree), it is important to create fair and transparent mechanisms for the award of scholarships, thus ensuring the financial resources for all to achieve personal fulfilment in terms of obtaining an academic degree and therefore the acquisition of a body of knowledge that may contribute to the development of countries like Angola. Organizations (i.e., institutions and firms) invest in the training of their staff, based on the paradigm that qualified people are a valuable asset to the organization and to the community in which they belong. More qualified people contribute not only to increasing productivity but especially to improving the quality of the final product. Hence the need to create mechanisms and incentives for an effective investment in the academic formation of the student who finishes secondary education. Being the State one of the main actors in social, economic and scientific development, it is responsible for the operationalization of educational policies (for example, financial aid / scholarship) to help the student in access to Higher Education. However, the financial incentives for scholarships are limited resources so there must be rigorous mechanisms in the selection process of students who can benefit from a scholarship. The main objective of this research was to develop a model for the management of the scholarship assignment process, with the purpose of supporting Higher Education Institutions and other agents in the process of applying the eligibility criteria and selecting students of excellence. This model addresses a greater transparency in the selection process with evidence about the eligibility criteria used, thus allowing greater confidence in the monitoring of the execution of the process. The result or impact of this transparency serves as a catalyst for the interest in meeting the eligibility criteria, thus promoting dynamics among the target public - the student of higher education with an interest in pursuing their studies. For, candidates are expected to be motivated by the communicative interaction provided by 12 the proposed model, giving them increased incentives to engage more and become eligible students. Thus, the model presents a proposal with a set of innovative features in order to mitigate the risk of awarding scholarships to candidates who do not meet the eligibility criteria, using gamification techniques with a set of indicators to monitor the execution of the process. The model allows for an automatic screening in the research of the students of excellence, demonstrating the State's concern to support the student in the access to Higher Education. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201809605 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/19923 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Governança da Informação | pt_PT |
dc.subject | Gamification | pt_PT |
dc.subject | Modelação e Análise de Dados | pt_PT |
dc.subject | Bolsas de Excelência | pt_PT |
dc.title | Modelo de Gestão do Processo de atribuição de Bolsas de Excelência | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade Europeia | |
thesis.degree.name | Mestrado em Sistemas de Informação para a Gestão | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: