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Abstract(s)
Em pleno século XXI, onde a globalização é uma realidade, tenho constatado na minha atividade
profissional, que uma grande parte das empresas portuguesas ainda não conseguiu interiorizar este
fato, ou seja, ainda não perceberam que os seus stakeholders, especialmente clientes, fornecedores e
concorrentes, estão em qualquer parte do globo e não ao virar da esquina.
Assim, para fazer face a esta realidade do “viver global” é fundamental responder através do “pensar
glocal”. Este “pensar glocal”, significa perceber que o paradigma dos negócios se alterou por
completo e que, presentemente o segredo não é a alma do negócio, a alma que colocamos no
negócio, essa sim é que é o segredo.
O sucesso da gestão e a consequente longevidade das organizações não é compatível com filosofias
como “navegar à vista” ou “gestão na base de caixa”. É fundamental gerir com base em horizontes
de curto, médio e longo prazo, definindo estratégias e objetivos, apoiadas nas vantagens
competitivas e nos fatores críticos de sucesso que cada organização possui.
Para que seja possível alcançar esta proeza, é impreterível gerir com método, observação, análise,
rigor, rapidez e perspicácia, e apoiando-se sempre em ferramentas de gestão para que tudo esteja
devidamente planificado e estruturado e todos os membros da organização se encontrem
enquadrados e em sintonia com os objetivos da organização.
Face a toda esta realidade, o presente trabalho pretende contribuir para uma melhor compreensão
do controlo de gestão, através da utilização de uma poderosa ferramenta como é o Tableaux de Bord,
mostrando a forma como pode ser aplicado em micro, pequenas e médias empresas, dotando-as de
uma forte vantagem competitiva.
Description
Keywords
Tableaux de bord Controlo de gestão