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Authors
Abstract(s)
Com o avanço da ciência e da tecnologia, as Instituições de Ensino Superior (IES),
enfrentam uma crescente pressão para produzir conhecimento inovador e contribuir para
o desenvolvimento socioeconómico do país, o que coloca a investigação científica no
centro das suas incumbências. Deste modo, a investigação e a produção científica são
pilares essenciais do Ensino Superior e a sua promoção pode ter um peso significativo,
não apenas no desenvolvimento individual dos docentes, mas também na performance da
IES, sendo assim uma ferramenta de Controlo de Gestão.
A presente dissertação tem como objetivo estudar o trabalho científico dos docentes e a
sua relação com a performance das instituições, com especial enfoque nas diferenças de
produção científica entre as diversas Unidades Orgânicas (UO) do Instituto Politécnico
de Coimbra (IPC).
A metodologia adotada seguiu uma abordagem quantitativa, utilizando dados sobre a
produção científica. Para analisar e comparar a produção científica entre as diversas UO,
foram considerados indicadores como o número de publicações, a participação em
congressos e palestras nacionais e internacionais, bem como o número médio de horas
semanais dedicadas à investigação. Através da aplicação de um questionário, foram
recolhidos dados junto dos docentes do IPC, permitindo uma comparação entre as UO,
no que respeita à sua produção científica.
Os resultados evidenciam variações significativas na produção científica e na participação
em projetos de investigação financiados entre as UO do IPC. A Escola Superior de
Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), o Instituto Superior de Engenharia de
Coimbra (ISEC) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
(ISCAC) destacam-se pelas médias elevadas de publicações científicas, enquanto a
Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a ESTeSC apresentam maior
envolvimento em projetos financiados. Além disso, foi constatado que a colaboração
entre os docentes varia substancialmente entre as diferentes UO.
Esta dissertação oferece uma visão detalhada sobre as dinâmicas de produção científica
no IPC, sugerindo que, apesar do envolvimento significativo dos docentes em atividades de investigação, há espaço para promover uma maior equidade entre as UO,
especialmente, no que respeita ao apoio institucional e à distribuição de recursos para
investigação.
Description
Keywords
Docente Instituições de ensino superior Investigação Performance Produção científica