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Avaliação clínica em enfermagem de saúde mental em crianças do pré-escolar e 1º ciclo após a vivência de um tornado
| dc.contributor.advisor | Nabais, António | |
| dc.contributor.author | Simeão, Maria de Lurdes Sousa de Figueiredo | |
| dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:43:41Z | |
| dc.date.available | 2016-11-25T09:43:41Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, 2013, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
| dc.description.abstract | Este relatório de estágio surge do desenvolvimento do projeto de estágio, no âmbito da especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiatria, visando o desenvolvimento e consolidação de competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental. O Estágio realizado em Contexto Comunitário integra um estudo de investigação clínica que tem como objetivo geral avaliar o estado de saúde mental em crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do Jardim Escola João de Deus, que viveram um tornado a 7/12/2010 (transição situacional). Foi realizado um estudo transversal com estudo caso-controlo aninhado, numa amostra de 103 crianças. Após aplicação do Questionário de Capacidades e Dificuldades (The Strengths and Difficulties Questionnaire - SDQ) foram identificadas 43 crianças com possíveis alterações do estado de saúde mental (Perturbação Emocional, Perturbação da Conduta, Perturbação de Hiperatividade e Perturbação Psiquiátrica – diagnósticos previstos pelo SDQ, e pontuações totais de dificuldades para o SDQ - Versão de Pais ou SDQ – Versão de Professores dentro dos valores “limítrofes” ou valores “anormais”). Foram pesquisados fatores (género, ano escolar, profissão dos pais, eventos de vida significativos, sofrimento global, sobrecarga, interferência das dificuldades no dia a dia da criança, cronicidade das dificuldades, entre outros) associados à presença de alterações do estado de saúde mental nestas crianças. Constatou-se que as possíveis alterações no estado de saúde mental que a maioria das crianças apresenta são prévias ao tornado, particularmente as perturbações da conduta, não se apurando uma relação causa-efeito entre a vivência de um tornado por crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo do Jardim Escola João de Deus e alteração do estado de saúde mental. O Estágio Hospitalar teve como objetivo desenvolver e consolidar competências específicas do enfermeiro especialista na prestação de cuidados à criança, adolescente e sua família em situação de crise, os quais se encontram a viver uma transição de saúde doença. | |
| dc.format | application/pdf | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/15770 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.publisher | [s.n.] | |
| dc.subject | Criança | |
| dc.subject | Teoria da transição | |
| dc.subject | Desastres naturais | |
| dc.subject | Avaliação clínica | |
| dc.subject | Pré-escolar | |
| dc.subject | Enfermagem de saúde mental | |
| dc.title | Avaliação clínica em enfermagem de saúde mental em crianças do pré-escolar e 1º ciclo após a vivência de um tornado | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | |
| rcaap.type | masterThesis |
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