Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.09 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
Esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto que as decisões de investimento
têm na performance e eficiência das empresas portuguesas, mais concretamente no setor
hoteleiro português. Para alcançar esse objetivo, for analisada uma amostra de 1060
empresas desse setor, no período cronológico de 2014 a 2020. Para testar as hipóteses
formuladas de acordo com a revisão de literatura proposta, foi utilizada a metodologia de
dados em painel, especificamente o método de estimação Generalized Method of
Moments (GMM) system proposto por Arellano e Bond (1991) e aprimorado por
Arellano e Bover (1995) e Blundell e Bond (1998), e o Value-Based DEA desenvolvido
por Gouveia, Dias e Antunes (2008).
Os resultados obtidos pelo modelo GMM mostram que o impacto da decisão de
investimento varia consoante a perspetiva de cada stakeholder e, portanto, de acordo com
a medida usada para avaliar os níveis de desempenho empresarial. Os resultados sugerem
que os gestores apenas valorizam os fatores que servem os seus próprios interesses e
desvalorizam os fatores sociais e ambientais na sustentabilidade da atividade empresarial.
Em contrapartida, os potenciais investidores e público em geral valorizam os fatores
sociais e ambientais como decisões que têm impacto positivo na performance da empresa.
Estes stakeholders valorizam o Capital Humano e Desenvolvimento sustentável,
considerando ainda os ativos intangíveis como fatores impulsionadores da performance
empresarial. Do mesmo modo, os atuais acionistas valorizam os ativos intangíveis e as
despesas ambientais nos seus níveis de rendibilidade, mas talvez pela visibilidade
imediata e necessidade de reputação no mercado dado que não valorizam as questões
sociais.
Os resultados do Value-Based DEA reforçam que, na ótica do gestor, as empresas não
eficientes devem aumentar o ROA, apresentando-se como fator de maior peso na
eficiência das empresas. Já no que diz respeito ao fator social, ainda não é visto como
alavanca de eficiência, no entanto, os resultados demonstram que, para alcançar maiores
níveis de eficiência, as empresas devem dar maior relevância a este fator.
A originalidade desta dissertação assenta na utilização de uma metodologia híbrida para
avaliar os determinantes da performance e eficiência das empresas hoteleiras em Portugal,
setor com elevada importância económica no país.
Description
Keywords
Performance Eficiência Investimento GMM system Value-Based DEA Setor hoteleiro