Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO NA E PARA A INCLUSÃO: IGUALDADE DE GÉNERO

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Artigo, educa, 2017 2665-9536-1-PB.pdf355.91 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A instituição escolar deve contribuir para uma sociedade mais justa, equitativa e sem estereótipos, promovendo a inclusão. O presente artigo, resultado da avaliação do percurso desenvolvido em duas oficinas de formação realizadas no Instituto Politécnico de Portalegre, aborda a escola inclusiva em sentido lato e demonstra a necessidade de intervir na consciencialização e sensibilização dos atores educativos para uma ação baseada na igualdade de oportunidades, nomeadamente no campo do género. Através de uma análise qualitativa de dispositivos e estratégias aplicadas nessa oficina de formação apresentam-se algumas representações e concepções, bem como algumas das reflexões e avaliações das/os docentes produzidas ao longo e no final do trajeto formativo. Conclui-se pela necessidade de aprofundar a formação contínua dos/as docentes e pela necessidade de se assumir uma postura consciente e reflexiva que torne a escola inclusiva uma realidade onde se assuma a igualdade de oportunidades de modo pleno.

Description

Keywords

Formação de docentes Equidade Igualdade de género inclusão

Citation

Marchão & Henriques

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO

CC License