Repository logo
 
Publication

Integração virtual

dc.contributor.authorRibeiro, Joaquim Silva
dc.date.accessioned2013-05-24T10:19:29Z
dc.date.available2013-05-24T10:19:29Z
dc.date.issued2002-12
dc.descriptionComunicação apresentada no seminário “Recomendações Estratégicas para as Organizações do séc. XXI”, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarvepor
dc.description.abstractHá varias décadas, quando se mantinham relativamente estáveis os mercados e a tecnologia ou a sua evolução se processava de uma forma gradual e, de certa forma, previsível, a generalidade das empresas tinham um elevado nível de integração vertical, executando internamente grande parte da cadeia operacional dos respectivos produtos ou serviços. No entanto, tem-se registado nas últimas décadas uma autêntica avalanche de modificações nos aspectos políticos, económicos, tecnológicos e sociais, ocorridos a nível universal, o que tem provocado uma forte turbulência ao nível do mercado, conduzindo à necessidade de algum “emagrecimento” nas empresas, aligeirando-as na sua estrutura organizativa, tornando-as mais descentralizadas e produzindo somente o correspondente ao seu “core business”, passando a adquirir ao exterior o restante. Surgem, entretanto, as novas tecnologias de informação apoiadas na Internet, como são os casos do comércio electrónico efectuado através dos modelos designados por B2B (Business-to-Business), B2C (Business-to-consumer), C2B (Consumer-to-Business) e C2C (Consumer-to-Consumer) que podem contribuir para os requisitos de rapidez de resposta às mudanças, e que afectam, ou podem afectar, o balanceamento das vantagens e inconvenientes dos níveis de integração vertical das empresas. Na presente comunicação pretendemos apresentar alguns casos sobre a evolução que se tem registado ao nível das estratégias de integração vertical e enquadrá-la com as alterações da envolvente, sobretudo como resposta das empresas face à necessidade permanente de ajustamento das respectivas actividades, organização e processos e, consequentemente, do seu nível de integração vertical.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/4230
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyesen
dc.subjectBusiness-to-Businessen
dc.subjectBusiness-to-Consumeren
dc.subjectConsumer-to-Businessen
dc.subjectConsumer-to-Consumeren
dc.subjectEstratégias de integração verticalpor
dc.titleIntegração virtualpor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRecomendações Estratégicas para as Organizações do séc. XXIpor
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A Integração Virtual_2002.pdf
Size:
57.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: