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Abstract(s)
Há varias décadas, quando se mantinham relativamente estáveis os mercados e a
tecnologia ou a sua evolução se processava de uma forma gradual e, de certa forma,
previsível, a generalidade das empresas tinham um elevado nível de integração
vertical, executando internamente grande parte da cadeia operacional dos respectivos
produtos ou serviços.
No entanto, tem-se registado nas últimas décadas uma autêntica avalanche de
modificações nos aspectos políticos, económicos, tecnológicos e sociais, ocorridos a
nível universal, o que tem provocado uma forte turbulência ao nível do mercado,
conduzindo à necessidade de algum “emagrecimento” nas empresas, aligeirando-as na
sua estrutura organizativa, tornando-as mais descentralizadas e produzindo somente o
correspondente ao seu “core business”, passando a adquirir ao exterior o restante.
Surgem, entretanto, as novas tecnologias de informação apoiadas na Internet, como
são os casos do comércio electrónico efectuado através dos modelos designados por
B2B (Business-to-Business), B2C (Business-to-consumer), C2B (Consumer-to-Business)
e C2C (Consumer-to-Consumer) que podem contribuir para os requisitos de rapidez de
resposta às mudanças, e que afectam, ou podem afectar, o balanceamento das
vantagens e inconvenientes dos níveis de integração vertical das empresas.
Na presente comunicação pretendemos apresentar alguns casos sobre a evolução que
se tem registado ao nível das estratégias de integração vertical e enquadrá-la com as
alterações da envolvente, sobretudo como resposta das empresas face à necessidade
permanente de ajustamento das respectivas actividades, organização e processos e,
consequentemente, do seu nível de integração vertical.
Description
Comunicação apresentada no seminário “Recomendações Estratégicas para as Organizações do séc. XXI”, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve
Keywords
Business-to-Business Business-to-Consumer Consumer-to-Business Consumer-to-Consumer Estratégias de integração vertical