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Integração virtual

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Há varias décadas, quando se mantinham relativamente estáveis os mercados e a tecnologia ou a sua evolução se processava de uma forma gradual e, de certa forma, previsível, a generalidade das empresas tinham um elevado nível de integração vertical, executando internamente grande parte da cadeia operacional dos respectivos produtos ou serviços. No entanto, tem-se registado nas últimas décadas uma autêntica avalanche de modificações nos aspectos políticos, económicos, tecnológicos e sociais, ocorridos a nível universal, o que tem provocado uma forte turbulência ao nível do mercado, conduzindo à necessidade de algum “emagrecimento” nas empresas, aligeirando-as na sua estrutura organizativa, tornando-as mais descentralizadas e produzindo somente o correspondente ao seu “core business”, passando a adquirir ao exterior o restante. Surgem, entretanto, as novas tecnologias de informação apoiadas na Internet, como são os casos do comércio electrónico efectuado através dos modelos designados por B2B (Business-to-Business), B2C (Business-to-consumer), C2B (Consumer-to-Business) e C2C (Consumer-to-Consumer) que podem contribuir para os requisitos de rapidez de resposta às mudanças, e que afectam, ou podem afectar, o balanceamento das vantagens e inconvenientes dos níveis de integração vertical das empresas. Na presente comunicação pretendemos apresentar alguns casos sobre a evolução que se tem registado ao nível das estratégias de integração vertical e enquadrá-la com as alterações da envolvente, sobretudo como resposta das empresas face à necessidade permanente de ajustamento das respectivas actividades, organização e processos e, consequentemente, do seu nível de integração vertical.

Description

Comunicação apresentada no seminário “Recomendações Estratégicas para as Organizações do séc. XXI”, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve

Keywords

Business-to-Business Business-to-Consumer Consumer-to-Business Consumer-to-Consumer Estratégias de integração vertical

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