Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
501.21 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O comércio internacional assume um papel fundamental na componente financeira e nos indicadores macroeconómicos dos países. O equilíbrio da balança comercial, obtido através da gestão correta das importações e exportações, tem assumido uma relevância enorme na economia mundial, desde que Adam Smith em 1776, estabeleceu os primeiros conceitos sobre balança comercial. As exigências e a constante evolução dos mercados internacionais requerem esforços, novos comportamentos e até mudanças estruturais. É imprescindível que as empresas possuam vantagens competitivas que lhes permitam usufruir do vasto leque de oportunidades do designado fenómeno da globalização, aumentando a competitividade das empresas e criando condições de sustentabilidade a longo prazo. Afigurando-se assim o tema do Comércio Internacional como extremamente relevante e face à necessidade de criar bases sólidas que proporcionem uma consolidação do conhecimento sobre este tema, seguindo a proposta de vários investigadores, procedeu-se para o efeito, a uma pesquisa bibliográfica, tentando criar um marco teórico de referência, através da análise de artigos de relevância científica. Conseguimos cumprir o nosso objetivo, que passava por definir, evidenciar e coligir os principais conceitos de Comércio Internacional, estudando duas áreas fundamentais do conhecimento: a definição conceptual de Comércio Internacional e as teorias de Comércio Internacional.
Description
Keywords
Comércio internacional Definição de comércio internacional Teorias de comércio internacional