Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Final tese 2.docx ALTERACOES.pdf1.15 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O objetivo desta investigação, Fase das Garatujas. Sua importância para o desenvolvimento cognitivo, efetuada de forma teórica investigativa, teve como intuito de estudar, demonstrar e relatar aspetos relevantes e pertinentes sobre o Desenho Infantil, fundamentando-o como área importante, a ser desenvolvida com as crianças. A investigação centrou-se nos primeiros registos gráficos dos alunos, conhecios pelo termo “Garatujas” (entre os 18 meses e os 3 anos de idade), através de explicações e conceitos comprovados cientificamente, por autores que estudaram estes registos. Permitiu-nos compreender como é o pensamento da criança quando desenha, a sua evolução ao longo do processo de aprendizagem, e como se complementa com todas as experiências vividas. É referida também, a importância da exploração da atividade artística com o apoio, motivação e encorajamento por parte dos adultos que o acompanham incluindo o Educador. Sendo uma área que poderá potenciar positivamente a personalidade de uma criança, incentivando-a ter interesse em explorar novas atividades, criando assim condições de maior “à vontade” com a realidade sentida, a fim de obter melhores respostas aos desafios do dia-a-dia. Conjuntamente, é apresentado um questionário anónimo, respondido por Educadores que acompanham o dia-a-dia dos mais pequenos, dando-nos a conhecer como são os seus dias / atividades e quais as suas preferências. Permitindo-nos a compreender um pouco mais as suas carateristicas. É apresentado um conjunto de exercícios que o Educador/Pais poderão realizar para incentivar o infante a desenvolver o seu lado artístico, expressivo e criativo, tendo em conta, também, a convivência em sociedade.
The objective of the presentation of this theme, "the art of Creating" - The children's drawing in the phase of Scrawls, was performed in theoretical investigative having as order to mention; demonstrate and reporting relevant and pertinent information on the Drawing Playground. Research will focus on the first records of the child, graphics known by the term "Scrawls" (between 18 months and 3 years of age), through explanation and science proven concepts. Leading us to think and understand the thought of the child and its evolution along their learning, among with all the experiences lived. Similarly, it is referred the importance of the holding of artistic activity on the part of the children, with the support; motivation and encouragement from the adults who are around them and also of the educator. That might empower in a positive way the personality of a child, by encouraging them to have interest in exploring new activities, thereby creating conditions for greater "will" in the reality felt, with the purpose to obtain better answers from the children when challenges are faced to them everyday. To conclude, it is presented a set of exercises that the educator and Parents could take to encourage childs to develop their artistic side and observe the objects that surround it, being more aware of the world that surrounds them.

Description

Keywords

Desenho infantil Educação Artística Garatujas Gráfico Educação Child Drawing Artistic Education Scribbling Graphical Development Education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue