Repository logo
 
Publication

O geocaching como estratégia competitiva para o enoturismo da Bairrada

dc.contributor.advisorLima, Susana Maria Peixoto Godinho, 1971-
dc.contributor.advisorCarlos, Vânia Neves Marques
dc.contributor.authorLebre, Alda de Fátima da Silva Ferreira dos Santos
dc.date.accessioned2018-01-09T11:34:42Z
dc.date.available2018-01-09T11:34:42Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA crescente procura da região da Bairrada para eventos gastronómicos e vínicos, devido à sua história, cultura e etnologia, despoletou a necessidade da reinvenção de atividades de lazer associadas às tecnologias de informação, proporcionando associar o Geocaching à Enologia para uma maior divulgação da região e diferenciação da sua oferta. A região da Bairrada, mundialmente reconhecida pelos seus famosos e premiados vinhos, é também conhecida por integrar no seu território aquela que é considerada a capital nacional do espumante, Anadia. O estudo desenvolvido no âmbito da presente dissertação de mestrado visa analisar o potencial do Geocaching como estratégia competitiva para a dinamização do Enoturismo na região da Bairrada, concretamente em Anadia. Pretende-se em específico analisar as caraterísticas do Geocaching, identificando valores naturais e culturais/patrimoniais da região da Bairrada com maior potencial de dinamização desta modalidade, traçar o perfil dos geocachers e compreender as suas motivações para esta prática para, assim, procurar desenvolver novos produtos na região em estudo que vão de encontro ao perfil da procura. A metodologia adotada assentou no desenvolvimento de um estudo de caso, recorrendo a uma abordagem mista de recolha de dados qualitativos e quantitativos. Numa primeira fase, procedeu-se à pesquisa documental e realização de entrevistas semiestruturadas a atores-chave com conhecimentos aprofundados na área e, numa segunda fase, à aplicação de um inquérito por questionário a grupos de Geocaching na rede social do Facebook. Os resultados sugerem que o turismo nesta região pode beneficiar da definição de estratégias de desenvolvimento de novos produtos que aliem o turismo com o Geocaching, como é o caso da proposta de um novo itinerário de Geocaching, resultante do estudo empírico desenvolvido, e que passou pela colocação de caches em pontos estratégicos da região, com o intuito de promover e divulgar lugares de relevo para a enologia e viticultura da Região da Bairrada.pt_PT
dc.identifier.tid201757729pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20014
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBairradapt_PT
dc.subjectEnoturismopt_PT
dc.subjectGeocachingpt_PT
dc.subjectTecnologias da Informação Geográficapt_PT
dc.titleO geocaching como estratégia competitiva para o enoturismo da Bairradapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Turismo de Interior - Educação para a Sustentabilidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ALDA_LEBRE.pdf
Size:
2.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: