Publication
Formação em terapia ocupacional: desenho de um projeto de transformação curricular para o séc. XXI
dc.contributor.author | Martins, Sílvia | |
dc.contributor.author | Vieira Da Silva, Cristina | |
dc.contributor.author | Silva Pinto, Élia | |
dc.contributor.author | Ferreira, Isabel | |
dc.contributor.author | Moreira, Nuno | |
dc.date.accessioned | 2022-10-19T14:30:18Z | |
dc.date.available | 2022-10-19T14:30:18Z | |
dc.date.issued | 2022-01-21 | |
dc.description.abstract | Introdução: O desenvolvimento e renovação de currículos é visto como uma atividade-chave das instituições de ensino superior. Ao nível internacional e nacional, é evidente o crescente interesse na investigação em desenho curricular, e em criar percursos educativos diversos que correspondam às aspirações de futuro da população e às necessidades da sociedade. As mudanças de paradigma que ocorreram na terapia ocupacional, nos últimos anos, tornam urgente esta reflexão. Objetivo: Pretendeu-se com este estudo construir o desenho de um projeto de transformação curricular para a formação em terapia ocupacional. Material e Métodos: Neste 1º ciclo de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação-ação. Os participantes no estudo foram agrupados em duas equipas, uma nuclear, composta por dois docentes a tempo integral e uma alargada, integrando mais três docentes, também a tempo integral. Recorreu-se a métodos participativos para se envolverem os docentes nos momentos de reflexão. Em etapas chave do processo, recorreu-se a um grupo de peritos na área de desenho curricular. Resultados: Obtenção de uma versão de consenso do desenho do projeto, nomeadamente, visão, missão e valores; objetivos dirigidos ao currículo, aos estudantes e aos docentes; intervenientes no processo e sua distribuição por domínios em áreas de competência e seleção da Teoria U para guiar o processo de transformação curricular. Conclusão: A metodologia de investigação-ação e os métodos participativos, conjuntamente com o recurso ao grupo de peritos, permitiram aos participantes chegarem a uma versão de consenso sobre os aspetos principais a incluir no processo de transformação curricular. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i2.187 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2184-836X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/41990 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | RACS | pt_PT |
dc.subject | Revisão curricular | pt_PT |
dc.subject | Terapia ocupacional | pt_PT |
dc.subject | Inovação | pt_PT |
dc.subject | metodologia investigação | pt_PT |
dc.title | Formação em terapia ocupacional: desenho de um projeto de transformação curricular para o séc. XXI | pt_PT |
dc.title.alternative | Training in occupational therapy: design of a curriculum transformation project for the 21st century | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 8 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista Científica Internacional RevSALUS | pt_PT |
oaire.citation.volume | 4 | pt_PT |
person.familyName | Martins | |
person.familyName | Vieira da Silva | |
person.familyName | Silva Pinto | |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Moreira | |
person.givenName | Sílvia | |
person.givenName | Cristina | |
person.givenName | Élia | |
person.givenName | Isabel | |
person.givenName | Nuno | |
person.identifier.ciencia-id | 4F16-73EB-A60C | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2089-813X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4651-5005 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8774-5456 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-896X | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4215-9672 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 38e7c602-e211-452e-b45b-d32859bc9ea7 | |
relation.isAuthorOfPublication | d654633e-2240-4d09-a8de-2a6e56a39c08 | |
relation.isAuthorOfPublication | 31b1db23-57f2-480b-b49b-3cb4f6385215 | |
relation.isAuthorOfPublication | b50d8a7c-223c-43ba-8218-cc5013f768b2 | |
relation.isAuthorOfPublication | cc0d2c6d-e403-4aa2-a8ed-85b4a76e446e | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d654633e-2240-4d09-a8de-2a6e56a39c08 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- RevSALUS_v4n2_art89_Formação+em+terapia+ocupacional.pdf
- Size:
- 89.15 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: