Publication
A escrita narrativa apoiada por guião enriquece a capacidade textual?
| dc.contributor.advisor | Pereira, Luciano | |
| dc.contributor.author | Banha, Susana Maria Duarte Caeiro | |
| dc.date.accessioned | 2018-02-01T10:23:03Z | |
| dc.date.available | 2019-02-01T01:30:12Z | |
| dc.date.issued | 2017-11 | |
| dc.date.submitted | 2018-02 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório tem como base uma metodologia na abordagem da investigação-ação, nomeadamente, na metodologia qualitativa com paradigma interpretativo. O presente projeto foi desenvolvido numa turma de 2.º ano de escolaridade em contexto de sala de aula. O objetivo principal do estudo é compreender se o uso de guiões narrativos influencia positivamente o desenvolvimento de competências narrativas, o aumento na produção textual e o aumento do léxico por parte destas crianças do 2.º ano. Os pontos centrais deste projeto colocam a tónica na componente da escrita, principalmente na produção textual apoiada por um guião de estrutura narrativa. Para melhorar a sua expressão escrita e aumentar o léxico, é elementar, ajudar os alunos a desenvolver capacidades nesse sentido. Os alunos, durante nove semanas, foram produzindo gradualmente algumas produções textuais. Numa fase inicial, foram solicitados e recolhidos textos individuais e a pares, sem recorrer ao uso de guião de estrutura narrativa. Posteriormente foram realizados e recolhidos para análise/investigação, textos individuais e a pares, que recorreram ao uso de guião de estrutura narrativa. A análise/investigação destas produções textuais com e sem recorrer ao uso de guião de estrutura narrativa, permite assim verificar e concluir se houve, ou não, por parte das crianças um aumento do léxico. Os guiões têm como objetivo ajudar os alunos a organizar as suas ideias e a contemplar todos os itens que carateriza a estrutura textual narrativa. Os alunos com estes guiões dispunham de uma sequência de passos orientadores, e uma tabela para se conseguirem orientar aquando da sua planificação do texto narrativo. O planificar e organizar as ideias, e estruturar o texto narrativo, permite aos alunos, compreender as regras da estrutura narrativa. Ao longo das produções foram facultadas/fornecidas, algumas regras de pontuação, regras de trabalho a pares, e alguns conetores linguísticos, de forma a ajudar os mesmos numa melhor e maior produção textual, da qual resultaria naturalmente um aumento lexical. Analisadas as narrativas individuais e a pares, com e sem guião, foi possível concluir que os alunos desenvolveram a sua capacidade narrativa, bem como aumentaram o seu léxico, sempre que ajudados e apoiados pelo guião de estrutura narrativa. Na produção textual são observáveis/visíveis um gradual uso de elementos gramaticais. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This report is based on a method on the approach of investigation – action, focusing on the qualitative method with the interpretive norm. The project was developed in the context of the 2nd school year’s classroom. The main goal of the research is to figure out if the use of the narrative guide has a positive contribute to the development of narrative production skills, to the expansion of the child’s lexicon and to the development of their writing skills. Therefore, the main subjects of this project are focused on the writing component, mainly on text production supported by a narrative structured script. In order to improve the student’s written formulation and expand their lexicon, it is essential to help them develop these skills. For nine weeks, the students gradually created texts. On an initial stage, the students were asked for individually and co-written texts, without using the narrative structured script. Secondly, they wrote texts, once more, individually and in pairs, but this time with the help of the scripts. These texts were then collected for research. This analysis of the texts, created with and without the help of a narrative script, allows the conclusion of whether the narrative script enlarged the student’s lexicon, or not. The scripts are used to help the students in organizing their ideas and to consider all the items that are part of a narrative text’s structure. This way, the students are provided with a sequence of guiding steps, and afterwards with a chart, to direct them as they plan the narrative text. Planning, organizing the ideas and structuring the narrative text would allow students to understand the rules of narrative structure. Linguistic connectors were also provided, as well as punctuation rules and pair work rules, in order to help them build a better and bigger text, from which would naturally result the expansion of their lexicon. By analyzing the individual and pair narratives, with and without script, it was concluded that the students developed their narrative skills and expanded their vocabulary, as long as they were provided with the narrative structured script. Regarding the text production, there was a gradual increase on the use of grammatical elements. | en |
| dc.identifier.tid | 201911442 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/20918 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Escrita | pt_PT |
| dc.subject | Produção textual | pt_PT |
| dc.subject | Guião de estrutura narrativa | pt_PT |
| dc.subject | Aumento léxico | pt_PT |
| dc.subject | Writing | en |
| dc.subject | Text production | en |
| dc.subject | Narrative structured script | en |
| dc.subject | Lexicon expansion | en |
| dc.subject | Relatório de projeto de investigação | pt_PT |
| dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
| dc.title | A escrita narrativa apoiada por guião enriquece a capacidade textual? | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | en |
| rcaap.type | masterThesis | en |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
