Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Promover a comunicação funcional através do sistema de comunicação Picture Exchange Communication System (PECS) numa criança com perturbação do espectro do autismo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ANABELA_DIAS.pdf5.45 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A ausência ou comprometimento da comunicação em pessoas com um diagnóstico de PEA dificulta o relacionamento interpessoal mantendo-as distantes e, muitas vezes, não compreendidas pela maioria das pessoas. Face às dificuldades e desafios que se lhes colocam na hora de interagir e à frustração que sentem quando, sem êxito, tentam comunicar, os indivíduos com PEA apresentam frequentes variações de humor e comportamentos inadequados. Tendo como propósito reduzir esta dificuldade de comunicação, neste estudo implementámos o uso de um sistema de comunicação, recorrendo ao Picture Exchange Communication System (PECS), de forma e promover a comunicação funcional numa criança com PEA. Trata-se de um estudo de caso com intervenção da autora, cujos resultados foram avaliados através da observação direta, de entrevistas semiestruturadas e do uso da escala ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) aplicada no início, no meio e no final da intervenção. Com base na análise dos resultados, verificou-se que houve melhoria das competências de comunicação, tais como o aumento da independência, da iniciativa de formular pedidos e do discurso verbal. Foram ainda observadas outras mudanças positivas, como a redução dos comportamentos inadequados e o aumento da interação social, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida da criança intervencionada.

Description

Keywords

Comunicação Funcional PECS Perturbações do Espectro do Autismo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue