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Abstract(s)
A ausência ou comprometimento da comunicação em pessoas com um diagnóstico de PEA dificulta o relacionamento interpessoal mantendo-as distantes e, muitas vezes, não compreendidas pela maioria das pessoas. Face às dificuldades e desafios que se lhes colocam na hora de interagir e à frustração que sentem quando, sem êxito, tentam comunicar, os indivíduos com PEA apresentam frequentes variações de humor e comportamentos inadequados. Tendo como propósito reduzir esta dificuldade de comunicação, neste estudo implementámos o uso de um sistema de comunicação, recorrendo ao Picture Exchange Communication System (PECS), de forma e promover a comunicação funcional numa criança com PEA. Trata-se de um estudo de caso com intervenção da autora, cujos resultados foram avaliados através da observação direta, de entrevistas semiestruturadas e do uso da escala ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist) aplicada no início, no meio e no final da intervenção. Com base na análise dos resultados, verificou-se que houve melhoria das competências de comunicação, tais como o aumento da independência, da iniciativa de formular pedidos e do discurso verbal. Foram ainda observadas outras mudanças positivas, como a redução dos comportamentos inadequados e o aumento da interação social, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida da criança intervencionada.
Description
Keywords
Comunicação Funcional PECS Perturbações do Espectro do Autismo