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À descoberta de novos espaços: paralelos entre os pré-cinemas, o cinema de atrações e os walking simulators alternativos

dc.contributor.advisorFigueiredo, Filipe
dc.contributor.advisorRamalho, Joana
dc.contributor.authorFeltraco, Arthur Krusser
dc.date.accessioned2022-01-10T17:33:50Z
dc.date.available2022-01-10T17:33:50Z
dc.date.issued2021-11
dc.description.abstractA dissertação busca analisar jogos alternativos do gênero walking simulator sob a luz da historiografia e teoria do cinema, especificamente a interessada nos chamados pré-cinemas e no cinema de atrações. O objetivo é resgatar termos e ideias que explicam o poder expressivo e o apelo dessas novas obras, relacionando-as com as formas artísticas que as precederam e analisando de que forma retomam temas e motivos da modernidade e traduzem-nos no ambiente virtual contemporâneo. Desta forma, serão centrais os conceitos como atração, imersão e efeito de realidade. Serão usados trabalhos teóricos de Tom Gunning, Oliver Grau, Anna Anthropy, Flávia Cesarino Costa, entre outros. O trabalho pretende contribuir para uma expansão do repertório teórico utilizado para analisar os chamados walking simulators, indicar suas potencialidades para possíveis desenvolvedores, e afirmar seu caráter de vanguarda no âmbito dos jogos digitais.pt_PT
dc.description.abstractThe dissertation seeks to analyze alternative games of the walking simulator genre under the light of cinema theory and historiography, specifically those interested in the so-called pre-cinemas and cinema of attractions. The objective is to rescue terms and ideas that explain the expressive power and appeal of these new works, relating them to the artistic forms that preceded them and analyzing how they take up themes and motifs from modernity and translate them into the contemporary virtual environment. In this way, concepts such as attraction, immersion and reality effects will be central. Theoretical works by Tom Gunning, Oliver Grau, Anna Anthropy, Flávia Cesarino Costa, among others, will be used. The work intends to contribute to an expansion of the theoretical repertoire used to analyze the so-called walking simulators, indicate their potential for future developers, and assert their vanguard character in the field of digital games.pt_PT
dc.identifier.tid202834077pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38747
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectWalking simulatorspt_PT
dc.subjectPré-cinemaspt_PT
dc.subjectCinema de atraçõespt_PT
dc.subjectJogos digitaispt_PT
dc.subjectJogos alternativospt_PT
dc.subjectImersãopt_PT
dc.titleÀ descoberta de novos espaços: paralelos entre os pré-cinemas, o cinema de atrações e os walking simulators alternativospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameComunicação Audiovisual e Multimédiapt_PT

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DissertacaoTrabalho Final_Mestrados_IADE.pdf
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