Repository logo
 
Publication

O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem

dc.contributor.authorCarvalho, Bárbara Janiques
dc.contributor.authorPereira, Sara
dc.contributor.authorMarôpo, Lidia
dc.date.accessioned2022-11-30T15:04:05Z
dc.date.available2022-11-30T15:04:05Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar de que forma a jovem e popular youtuber portuguesa Sofia Barbosa concilia conteúdos de natureza pessoal e comercial, per cebendo se o hibridismo entre estas duas categorias emerge como estratégia central do marketing de influência no canal. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. Os dados revelam que a youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre narrativa autoral e discurso publicitário.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to identify how the young and successful Portuguese youtuber Sofia Barbosa reconciles personal and commercial content, realizing the hybridism between these two categories that emerge as a central strategy for influencing marketing in the channel. Based on netnography and content analysis, the research focuses on the analysis of 13 videos published between January and October / 2018. The data revealed that the youtuber promotes a staged relationship of intimacy and closeness with her adolescent followers, using the tools of hybridizations that contribute to “erase” the boundaries between authorial narrative and advertising discourse.pt_PT
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo identificar cómo la joven y exitosa youtuber portuguesa Sofía Barbosa combina contenido de naturaleza personal y comercial, dándose cuenta si el hibridismo entre estas dos categorías emerge como una estra tegia central de marketing influyente en el canal. Basado en netnografía y análisis de contenido, la investigación se centra en el análisis de 13 videos publicados entre enero y octubre / 2018. Los datos revelan que la youtuber promueve una relación de intimidad y cercanía escenificada con la audiencia adolescente que la sigue, utilizando las estrategias de hibridación que contribuyen a “borrar” los límites entre la narrativa del autor y el discurso publicitario.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCarvalho, B. J., Pereira, S., & Marôpo, L. (2020). O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem. Media & Jornalismo, 20(36), 41-54.pt_PT
dc.identifier.issn2183-5462
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42494
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.14195/2183-5462_36_2pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectMarketing de influênciapt_PT
dc.subjectInfluenciadores digitaispt_PT
dc.subjectSelf-brandingpt_PT
dc.subjectYoutubept_PT
dc.subjectJovempt_PT
dc.subjectInfluencer marketingpt_PT
dc.subjectDigital influencerspt_PT
dc.subjectSelf-brandingpt_PT
dc.subjectYoutubept_PT
dc.subjectTeenpt_PT
dc.subjectMarketing de influenciapt_PT
dc.subjectInfluenciadores digitalespt_PT
dc.subjectSelf-brandingpt_PT
dc.subjectYoutubept_PT
dc.subjectJovenpt_PT
dc.titleO hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovempt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage54pt_PT
oaire.citation.issue36pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleRevista Media e Jornalismopt_PT
oaire.citation.volume20pt_PT
person.familyNameBarreto Marôpo
person.givenNameLidia Soraya
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?hl=en&user=r-JdsO0AAAAJ
person.identifier.ciencia-id801F-2368-4801
person.identifier.orcid0000-0003-4687-7628
person.identifier.scopus-author-id56196180100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication92928599-f7ba-42a9-9cbf-c13e3f142255
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery92928599-f7ba-42a9-9cbf-c13e3f142255

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O hibridismo como estratégia de influência... público jovem - pp..pdf
Size:
520.15 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: