Publication
Investigando a linguagem: consciência fonológica desenvolvimento de competências em idade pré-escolar
dc.contributor.advisor | Horta, Inês Vasconcelos | |
dc.contributor.author | Teixeira, Ana Filipa Américo | |
dc.date.accessioned | 2016-01-08T17:59:20Z | |
dc.date.available | 2016-01-08T17:59:20Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | Aprender a ler não é um processo natural como o de aprender a falar e nos tempos que correm a sociedade exige implicitamente, como fator de sucesso, que a capacidade de leitura seja bem adquirida e progressivamente consolidada. As dificuldades de aprendizagem da leitura, existentes com maior frequência nos primeiros anos escolares, alertam-nos para a necessidade de precocemente se estimular as capacidades metalinguisticas diretamente relacionadas com a aprendizagem da leitura, sendo uma das mais importantes a consciência fonológica. Neste contexto, a presente dissertação tem dois objetivos principais, desenvolver um Programa de Estimulação da Consciência Fonológica para crianças de idade préescolar, aplicado em contexto de sala de aula, e verificar os efeitos da aplicação do programa desenvolvido nos níveis de consciência fonológica e conhecimento do nome das letras. Os participantes são 36 crianças de 5 anos, divididas por dois grupos (experimental e controlo), constituídos sob o controlo das variáveis: idade, nível de inteligência, conhecimento do nome das letras e nível de consciência fonológica. A construção do programa teve em consideração o nível de consciência fonológica no grupo dos participantes, avaliado em pré-teste e foi pensado e estudado, para ser aplicado a um grupo de crianças em idade pré-escolar, como um todo, sendo esta a realidade de um educador em sala, em contraste com ensino individual. Metodologicamente, num momento inicial, foram verificadas e quantificadas as capacidades das crianças, processo ao qual se seguiu a aplicação do programa de estimulação de consciência fonológica. Por fim, verificámos a evolução das variáveis e avaliámos o impacto da aplicação do programa no grupo experimental, por oposição ao grupo de controlo. O estudo permitiu-nos responder às questões colocadas e obter suporte empírico e estatístico válido, para afirmar que o programa de estimulação de consciência fonológica surte o efeito esperado. As hipóteses colocadas de que as crianças que participaram no programa de estimulação da consciência fonológica apresentam, em situação de pós-teste, um maior de nível de consciência fonológica e de conhecimento do nome das letras do que as crianças que não participaram no programa, existindo diferenças significativas, foram validadas estatisticamente. No que respeita às questões de investigação, as crianças melhoraram o conhecimento das letras após a intervenção, revelando um aumento mais significativo no grupo das oclusivas. Em suma, fica deste modo validado o pressuposto de que este treino intencional deve ser alargado a todas as crianças no nível de ensino pré-escolar, no sentido de maximizar as capacidades de aprendizagem da leitura e minimizar as dificuldades, considerando que as competências estimuladas são os alicerces desta aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | Learning to read is not a natural process like learning to speak and nowadays its required, as a success fator, the ability to read well and increasingly better. The difficulties in the process of learning to read, are more common in the early years of an individual and this fact alerts us for the need to encourage the development of metalinguistical skills, being one of the most important the phonological awareness. In this context, this dissertation presents two main objetives, to develop a program of stimulation of phonological awareness for children of preschool age, applied in the context of the classroom, and verify the development of the levels of phonological awareness and knowledge of the names of the letters after the implementation of the program. The participants are 36 children, aged 5 years, divided into two groups (experimental and control), constituted under the control of the following variables: age, intelligence level, knowledge of the names of the letters and level of phonological awareness. The construction of the program took into account the level of phonological awareness in the group of participants, evaluated at pretest and was designed and studied to be applied to a group of children in preschool, as a whole, being this the reality of a preschool teacher in the classroom, in contrast to individual tutoring. Methodologically, the capacities of the children were initially verified and quantified, a process which was followed by the application of the stimulation program of phonological awareness. Finally, we assessed the evolution of the variables and the impact of the program implementation in the experimental group, as opposed to the control group. This study allowed us to answer the questions posed and obtain valid statistical and empirical support to assert that the program for stimulation of phonological awareness has the effect expected. The assumptions made, that the children who participated in the program for stimulation of phonological awareness present, in the post-test, a higher level of phonological awareness and knowledge of the names of the letters than the children who did not participate in the program, were statistically validated. With regard to the research questions, the children improved their knowledge of the letters after the intervention, especially in the group of the occlusive letters. In short, this study allowed the validation of the assumption that this training should be intentionally extended to all children in preschool level, in order to maximize the capabilities of learning to read and minimize the difficulties, given that the stimulated skills are the foundation of this learning process | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201834405 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/10751 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Consciência Fonológica | pt_PT |
dc.subject | Conhecimento do nome das letras | pt_PT |
dc.subject | Crianças em idade pré escolar | pt_PT |
dc.subject | Treino intencional | pt_PT |
dc.subject | Phonological awareness | pt_PT |
dc.subject | Knowledge of letters names | pt_PT |
dc.subject | Children in preschool | pt_PT |
dc.subject | Intentional training | pt_PT |
dc.title | Investigando a linguagem: consciência fonológica desenvolvimento de competências em idade pré-escolar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Necessidades Educativas Especiais – Área de Especialização em Cognição e Motricidade | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 5 of 8
Loading...
- Name:
- Investigando a Linguagem (Tese Ana Teixeira).pdf
- Size:
- 2.96 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
Loading...
- Name:
- Programa estimulação da consciência fonológica.pdf
- Size:
- 8.79 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: