Publication
A importância da tipografia na comunicação gráfica
| dc.contributor.advisor | Abreu, Diamantino | |
| dc.contributor.author | Moreira, Paulo Alexandre | |
| dc.date.accessioned | 2015-11-02T17:00:00Z | |
| dc.date.available | 2015-11-02T17:00:00Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.description.abstract | Esta dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ensino das Artes Visuais do ensino do 3º ciclo e ensino secundário. É composta por três partes: fundamentos teóricos, investigação científica e relatório da prática pedagógica. A primeira parte corresponde aos fundamentos teóricos, em que foi feito um estudo sobre o Ensino Profissional na Europa, em Portugal e em Castelo Branco, elaborando assim um estudo da x à arte da performance, referindo conceitos e representantes. Abordamos ainda o tema da criatividade e a utilização do diário gráfico nas aulas de Desenho Gráfico e fora das mesmas enquanto objecto de auxílio ao desenvolvimento pessoal do aluno. Por fim, abordamos a questão central, a tipografia. A terceira parte é dedicada ao relatório da prática pedagógica realizado na Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, em Castelo Branco, na disciplina de Desenho Gráfico, no módulo de tipografia. O módulo teve um total de 20 sessões de 90 minutos e incluiu um leque diversificado de aulas temáticas, visitas de estudo e uma exposição final. Em simultâneo, os alunos foram tendo, ao longo das ualas, intervenções de registos gráficos, através da mediação de vários exercícios e da experimentação de distintas técnicas expressivas em suporte de Diário Gráfico. Deste modo, pretendeu-se ainda motivar os alunos para uma prática regular do desenho e a descoberta de uma expressão gráfica própria. São Também abordados os temas da Formação em Contexto de Trabalho e Prova de Aptidão Profissional que o aluno acompanhou ao lngo do ano lectivo. O estágio realizado visou a aplicação da investigação científica nas práticas de ensino que decorreu nas referidas escolas, permitindo a experiência de leccionar e transmitir os seus conhecimentos na prática pedagógica e, consequentemente, reflectir acerca do ensino artístico no panorama actual. Para uma prática consciente e informada, recorreu-se às investigações no campo do desenvolvimento cognitivo e psicossocial do adolescente, a técnicas de agilização do pensamento criativo, a um conjunto variado de experiências temáticas e técnicas, entre outras estratégias, para a promoção de uma actividade pedagógica fértil e centrada no desenvolvimento do aluno. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201124890 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/10123 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino das Artes Visuais | pt_PT |
| dc.subject | Relatório de estágio | pt_PT |
| dc.subject | Expressão | pt_PT |
| dc.subject | Educação | pt_PT |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Desenho gráfico | pt_PT |
| dc.title | A importância da tipografia na comunicação gráfica | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino das Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description:
