Publication
Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos
dc.contributor.advisor | Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- | |
dc.contributor.author | Rocha, Diana Esgueirão | |
dc.date.accessioned | 2020-08-27T09:53:51Z | |
dc.date.available | 2020-08-27T09:53:51Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Atualmente uma grande parte da população humana vive em centros urbanos, nos quais a maioria das crianças permanece afastada do contacto com o meio natural. Importa assim, criar condições para que as crianças possam ter momentos de conexão com a natureza onde possam observar e manusear elementos naturais, de modo a sentirem e compreenderem o espaço que as rodeia. Através deste envolvimento pretende-se que percebam que é necessário proteger, defender e preservar o ambiente, para garantir o futuro. Em Portugal, também nos espaços educativos é notória a separação entre o interior e o exterior. Ir lá fora é sinónimo de “desanuviar” ou “gastar energias”, sendo desvalorizadas todas a potencialidades da natureza. Assim, o Relatório Final “Conexão com a Natureza: um projeto com crianças dos 2 aos 5 anos” surge para identificar e analisar as barreiras colocadas pela comunidade educativa de forma a possibilitar o planeamento e implementação de estratégias que permita o estabelecimento de condições para que as crianças possam ter momentos de envolvimento com a natureza. No Relatório Final apresenta-se uma intervenção que envolveu um grupo de 21 crianças, 15 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, que frequentavam o Jardim de Infância de uma instituição no Concelho de Coimbra. Após diversas observações in loco, constatou-se que as crianças saíam regularmente para o exterior, contudo eram diversas as restrições impostas para a realização de atividades na natureza em determinadas circunstâncias. Para responder aos interesses de cada criança, criou-se um projeto, intitulado de “Lá Fora”, dinamizado entre fevereiro e maio de 2018. Neste projeto foram implementadas 6 propostas educativas que pretendiam relacionar o espaço interior com o exterior, conectar as crianças com a natureza e ainda, possibilitar momentos de contacto noutros espaços naturais, fora da instituição. Foram analisadas as brincadeiras preferidas das crianças no espaço exterior; as perspetivas das famílias em relação à importância dada à natureza para o desenvolvimento da criança e a perspetiva da educadora quanto às suas práticas e visões relativas à conexão do grupo com o meio natural. O estudo permitiu evidenciar a importância de estar “Lá Fora”, para o desenvolvimento integral das crianças. As idas regulares ao exterior possibilitaram uma maior ligação com a natureza, dado que só é possível proteger aquilo que se conhece e gosta. Para isso foi necessário seguir caminhos desconhecidos e arriscar, olhando para o meio envolvente como promotor de aprendizagens e de bem-estar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202505995 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/33214 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Brincar na Natureza | pt_PT |
dc.subject | Trabalho de Projeto | pt_PT |
dc.subject | Aprender na Natureza | pt_PT |
dc.title | Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1