Repository logo
 
Publication

Relatório final da prática de ensino supervisionada

dc.contributor.advisorAlmeida, Ana Patrícia
dc.contributor.authorSilva, Maria João Pontes
dc.date.accessioned2018-01-18T10:58:55Z
dc.date.available2018-01-18T10:58:55Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO presente estudo tem como principal objetivo compreender as representações de vários agentes educativos sobre qual o papel da relação de afetividade estabelecida pelo educador de infância com as crianças na resolução de conflitos na educação pré-escolar, sendo que, este tema são diariamente vivenciados por todos apresentando um papel fundamental e determinante ao longo da vida de cada um. Para este estudo de caráter qualitativo foram realizadas entrevistas semiestruturadas, realizadas, a seis educadoras, a um técnico e a uma psicóloga. A afetividade é explicada neste estudo através de palavras como carinho, confiança e afeto, sendo que os educadores consideram que a mesma é a base da relação. Já segundo o técnico ainda que partilhe da mesma opinião, não considera que as escolas ofereçam a devida importância aos afetos. Quanto à psicóloga a mesma considera que existe uma maior preocupação com a dimensão afetiva, por parte das escolas principalmente no ensino pré-escolar e à medida que o nível vai aumentando estas vão dando maior destaque e prioridade ao aproveitamento escolar. Já no que respeita ao conflito e às formas de resolução do mesmo, todos os entrevistados concordam que o diálogo é a estratégia mais eficaz e facilitadora da resolução do conflito, compreendendo que este por vezes pode verificar-se como sendo negativo para a criança quando conduz a alguma sensação de mau estar, mas por vezes quando ultrapassado, pode ser positivo para a criança, transmitindo uma sensação de maturidade e confiança para a mesma. Desta forma, as conceções dos entrevistados foram mais ou menos as esperadas e tiveram um grande contributo para a análise deste tema.pt_PT
dc.description.abstractThis study aimed to understand the representations of several educational agents about the role of affectivity relationship established between the kindergarten teacher and children’s in conflict resolution in pre-school education, being this theme daily experienced by all, presenting a fundamental and decisive role throughout the life of each one. For this qualitative study, semi-structured interviews were conducted, to six teachers, a technician and a psychologist. In this study, affection is explained by words like endearment, trust and affection, being this, the basis of the relationship in teacher’s opinion. According to the technician despite having the same opinion, does not consider that schools offer importance to the affections. The psychologist considers that there is a greater concern with the affective dimension, in schools mainly in the pre-school and as the level increases these will give greater prominence and priority to academic success. However, concerning to conflict and the ways of solving it, all interviewed agree that dialogue is the most effective strategy to conflict resolution, recognizing that this can sometimes be seen as negative for children when it leads to some discomfort, but sometimes when exceeded, can be positive for the child, transmitting a sense of maturity and confidence to it. Thus, the views of respondents were more or less expected and had a great contribution to the analysis of this topic.pt_PT
dc.identifier.tid201856964
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20598
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAfetividadept_PT
dc.subjectConflitopt_PT
dc.subjectGestão de conflitospt_PT
dc.subjectRelação Adulto-criançapt_PT
dc.subjectAffectionpt_PT
dc.subjectConflictpt_PT
dc.subjectConflict managementpt_PT
dc.subjectAdult-Children Relationshippt_PT
dc.titleRelatório final da prática de ensino supervisionadapt_PT
dc.title.alternativeA importância da afetividade do educador na gestão de conflitos na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado para a Qualificação para a docência em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tese Maria Silva.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: