Repository logo
 
Publication

Consciência fonológica e métodos de ensino da leitura: que relação?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorEsteves, Sandrina
dc.contributor.authorMira, Maria Falcão
dc.date.accessioned2016-06-29T08:47:11Z
dc.date.available2016-06-29T08:47:11Z
dc.date.issued2014-07-25
dc.description.abstractA consciência fonológica é uma identificação das particularidades fonológicas e das unidades que compõem a fala, ou seja, diz respeito à consciência dos sons que constituem as palavras que ouvimos e falamos. É a capacidade que permite a identificação de rimas, palavras que começam e terminam com o mesmo som e fonemas que são manipulados para criação de novas palavras. Os métodos de ensino da leitura são as diferentes maneiras que existem para ensinar os alunos a ler e a escrever, cada um deles tem as suas caraterísticas e especificações. O presente estudo visa compreender qual a relação existente entre as competências fonológicas e os métodos de ensino da leitura, sendo necessário entender primeiro, em que consiste a aprendizagem da leitura, quais são as competências essenciais para adquirir esta aprendizagem e como se desenvolve a consciência fonológica. Para compreender esta relação, foi construído um instrumento com base nas Metas Curriculares para o 1º ciclo e aplicada em alunos do 1º ano de escolaridade. Participaram nesta prova 9 alunos de 3 escolas, que por sua vez, ensinam a ler através de métodos diferentes. Relativamente ao desempenho dos alunos na prova, podemos verificar que os alunos do método sintético, boquinhas, demonstraram ser mais eficazes nas tarefas de consciência fonológica. Em seguida os alunos do método misto, pois este tem semelhanças com o método anterior e por último os alunos do método Ave Maria .pt_PT
dc.identifier.tid201201690pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/14211
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleConsciência fonológica e métodos de ensino da leitura: que relação?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MIRA Maria 2014.pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: