Publication
Fotografias efémeras
dc.contributor.advisor | Pavão, Luís | |
dc.contributor.advisor | Netto, Duarte Amaral | |
dc.contributor.advisor | Ventura, Valter | |
dc.contributor.author | Soudo, José Joaquim de Jesus | |
dc.date.accessioned | 2014-02-25T16:35:40Z | |
dc.date.available | 2014-02-25T16:35:40Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Eder (1945) e Gernsheim (1969) manifestam, nos respectivos livros de “História da Fotografia”, a sua surpresa pelo facto de Thomas Weedgwood e Humphry Davy não terem aplicado nos seus ensaios, as experiências do cientista sueco Carl Wilhelm Scheele, relativas ao uso de amoníaco como solvente de sais de prata e que foram por este publicadas em 1777, no tratado "Chemische Abhandlung von der Luft und dem Feuer“ – ”Tratado químico do ar e do fogo”. Caso estes dois investigadores assim o tivessem feito, nas suas pesquisas, a fotografia registada em suporte de prata, tal como a conhecemos na actualidade, poderia ter tido o seu nascimento nos finais do século XVIII ou anos iniciais do século XIX. Nesse período, Thomas Weedgwood e Humphry Davy, executaram “impressões solares” sobre papel e também sobre couro branco, sensibilizados com nitrato de prata. Obtinham resultados em negativo, instáveis e efémeros. Davy ensaiou a execução das “impressões solares” com cloreto de prata, material mais sensível que o nitrato. Não se conhece no entanto, informação que comprove que ele ou Wedgwood tenham praticado com sucesso, algum meio para a estabilização e fixação destas impressões. Embora com resultados muito precários, os contributos de Thomas Wedgwood e de Humphry Davy, permitiram a conjugação de casualidades e investigações que levaram ao surgimento da fotografia, como uma actividade regular nas décadas seguintes, ou seja, já no século XIX. É sobre a efemeridade do seu trabalho que se tomou como objectivo desenvolver este projecto de execução da exposição “Fotografias efémeras”, como um contributo e uma homenagem que se lhes presta, pois foram figuras muito particulares e de referência, de todos os pioneiros dos tempos que se poderão entender como os da “pré-história da fotografia” (Rosenblum, 1997, Gernsheim, 1965 e Eder, 1945) ou da “proto-história da fotografia” (Batchen, 2001). | por |
dc.identifier.tid | 201826259 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/5774 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Tomar | por |
dc.subject | Luz | por |
dc.subject | Nitrato de prata | por |
dc.subject | Fotossensibilidade | por |
dc.subject | Impressão solar | por |
dc.subject | Fotograma | por |
dc.subject | Efémero | por |
dc.title | Fotografias efémeras | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Tomar | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Fotografias Efémeras - José Soudo.pdf
- Size:
- 477.03 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.82 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: