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Leadership OSH - Integration of leadership in prevention techniques

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A gestão dos recursos humanos de uma Organização constitui cada vez mais um factor determinante para o seu sucesso. As políticas estão direcionadas para os objectivos estratégicos das Organizações, fortemente relacionados com os resultados económicos e com a produção dos bens e serviços. Mas, existem entretanto outros aspectos que mesmo sem ter um impacto de imediato e um nexo directo com os resultados, podem comprometer o sucesso da Organização, entre estes conta-se a liderança das equipas e a segurança e saúde do Trabalho (SST). A gestão do conhecimento ao nível organizacional «Organização que aprende» foi desenvolvido e popularizado por Peter Senge que defende a ideia de que o ambiente organizacional deve criar condições para que as pessoas possam expandir o seu potencial criativo preparando-se para saber conviver com o inusitado (SENGE, 1990). Nas Organizações que aprendem, as pessoas devem encontrar um ambiente no qual possam expandir a sua capacidade de resolver problemas, aprimorar a sua criatividade, ampliar o seu potencial para trabalhar em equipa, de forma a que exista uma troca rica de experiências e que ao mesmo tempo se sintam reconhecidas e seguras em transmitir o conhecimento adquirido. Mas, se os líderes das equipas não se posicionam de forma efectiva em relação à gestão do conhecimento, não disseminam esta cultura aos seus colaboradores, dificilmente ocorrerá a mudança que em termos de SST implica o desenvolvimento de uma verdadeira cultura de segurança. A liderança é pois, uma forma de actuar na resolução de problemas, ou seja, não constitui só por si, um conjunto de atributos especiais como carisma, um dom especial, mas principalmente de uma forma de pessoas comuns, encontrarem em si mesmos, os atributos mais importantes que fazem parte das regras básicas de liderança (KOUZES; POSNER: 19997): 1) desafiar o estabelecido; 2) Inspirar uma visão de futuro; 3) Incentivar a colaboração; 4) Apontar o caminho, estabelecer o exemplo; 5) Encorajar, reconhecer as contribuições individuais, celebrar com regularidade as realizações. A liderança exerce pois, uma enorme influência na formação dos valores da Organização e por consequência sobre os comportamentos dos indivíduos. O mais forte instrumento para comunicar valores é o exemplo. Ora, o comportamento humano, corresponde ao conjunto de acções que o Homem desempenha na interacção com o mundo. Dessa interacção resulta a ocorrência dos acidentes, até porque estes remetem quase sempre para os erros e falhas humanas dos operadores. Mas, o comportamento dos operacionais que culminou num acidente, teve muitas vezes forte contribuição de comportamento do líder da equipa, quer pela acção ou omissão, quer pelo exemplo, pela incorrecta transmissão de conhecimento e valores. Por outro lado a Segurança e Saúde do Trabalho enquanto área do conhecimento exerce-se através da aplicação de técnicas (Diez;2009).

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Liderança Técnicas de prevenção Segurança e Saúde no Trabalho

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