Repository logo
 
Publication

Opção estratégica como fator crítico de sucesso no turnaround de empresas em declínio.

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Paulo
dc.contributor.authorAlves, Vera
dc.date.accessioned2019-03-18T15:59:38Z
dc.date.available2021-02-20T01:30:15Z
dc.date.issued2019-02-20
dc.description.abstractTurnaround são estratégias de contenção, que são adotadas por uma organização quando sente que a decisão tomada anteriormente está errada e que precisa de tomar medidas, antes que prejudique a lucratividade da empresa. Em Portugal, as empresas são maioritariamente constituídas por pequenas e médias empresas, sendo muito sensíveis ao mercado concorrencial cada vez mais forte. Quando entram já numa fase do seu ciclo de vida de declínio, precisam de implementar estratégias de forma a dar a volta, para retornar à sua vantagem competitiva que anteriormente tiveram. Esta dissertação, pretende identificar quais as estratégias determinantes para a recuperação de empresas num processo de turnaround no contexto português e em empresas com áreas de atividade e dimensões diferentes, de forma a testar e validar tudo o que já foi estudado sobre o tema na literatura científica. Para esta investigação, foi adotada a metodologia estudo de casos no qual incidiu numa amostra de 8 empresas que sofreram nos últimos 17 anos um processo de reestruturação e conseguiram recuperar. Foram feitos inquéritos aos gestores dessas empresas, no qual foram questionados sobre as estratégias que adotaram no processo de recuperação e com base documental foi permitido identificar o historial das empresas. Ainda nesta investigação, foi usada também a metodologia quantitativa que permitiu retirar conclusões globais sobre o estudo que possibilitou apurar as estratégias que foram mais aplicadas e que conduziu para o sucesso do processo turnaround. Perante este quadro, concluiu-se que todas as empresas, tanto numa fase inicial como durante o processo de recuperação, acabam por alinhar em estratégias idênticas ou seja, numa fase inicial adotam estratégias para estancar a crise inicial, tendo por base iniciativas de eficácia operacional e financeira. E durante o processo turnaround estratégias que permita a empresa voltar a ter uma vantagem competitiva, de forma a garantir a possibilidade de competição com outras empresas, através de iniciativas de marketing, estratégia de renovação organizacional e de implementação de políticas de gestão eficientes e de longo prazo.pt_PT
dc.identifier.tid202196070pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28081
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurnaroundpt_PT
dc.subjectEmpresapt_PT
dc.subjectCiclo de Vidapt_PT
dc.subjectReestruturaçãopt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectDecliniopt_PT
dc.subjectVantagem competitivapt_PT
dc.titleOpção estratégica como fator crítico de sucesso no turnaround de empresas em declínio.pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese Final 2019.pdf
Size:
2.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Opção estratégica como fator crítico de sucesso no turnaround de empresas em declínio.
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: