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Abstract(s)
A Perceção de Justiça Organizacional desempenha um papel fundamental na Satisfação no
Trabalho, moldando a forma como os trabalhadores percebem a equidade e transparência
na organização. Quando os funcionários se sentem tratados com justiça, surge confiança,
lealdade e aumento da motivação. No entanto, práticas injustas, como favoritismo ou falta
de transparência, resultam em sentimentos de insatisfação e descontentamento.
A presente investigação, procura compreender a Perceção de Justiça Organizacional (PJO)
e a sua influência na Satisfação no Trabalho dos Assistentes Técnicos da Administração
Pública. Para o efeito, foi realizado um estudo quantitativo, que recorreu à aplicação de um
questionário, obtendo-se uma amostra composta por 173 indivíduos que desempenham a
função de Assistentes Técnicos (AT) na Administração Pública (AP) em Portugal.
Os resultados revelam que a PJO dos AT da AP influencia a sua Satisfação no Trabalho, o
que indica que à medida que a PJO aumenta, também aumenta o nível de Satisfação no
Trabalho. Os resultados evidenciam ainda que, a dimensão que mais influência exerce
sobre a Satisfação no Trabalho é a qualidade dos relacionamentos interacionais, seguida da
dimensão procedimental, diretamente ligada aos procedimentos adotados e por último a
dimensão distributiva onde se enquadram as recompensas, surpreendentemente é a que
menos influência exerce na Satisfação no Trabalho destes profissionais, facto curioso e não
expectável.
Assim, esta investigação oferece contribuições significativas no âmbito da PJO, além de
enriquecer o campo científico nesta área, reconhece a importância das interações e
procedimentos organizacionais na Satisfação no Trabalho dos trabalhadores, podendo as
instituições públicas implementar estratégias mais eficazes para promover um ambiente de
trabalho mais positivo e produtivo.
Description
Keywords
Perceção de justiça organizacional Satisfação no trabalho Assistentes técnicos Administração pública