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SEGURANÇA DO PACIENTE: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
dc.contributor.advisor | Oliveira, Keila | |
dc.contributor.advisor | Jucá, Mário | |
dc.contributor.author | Costa Tenório, Jackelyne Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-10-27T15:51:35Z | |
dc.date.available | 2021-10-27T15:51:35Z | |
dc.date.issued | 2021-09-17 | |
dc.date.submitted | 2020-01-14 | |
dc.description.abstract | Introdução: A segurança do paciente é um desafio global das organizações de saúde e das instituições formadoras desses profissionais, principalmente o enfermeiro que passa a maior parte do tempo à beira do leito e lida diretamente com a equipe multiprofissional. Para a gestão escolar sobre segurança do paciente se faz necessário a tríade ensino, aprendizagem e assistência. E de acordo com Paulo Freire, o professor tem o papel de mediador no processo ensino aprendizagem, voltado para a troca de saberes/experiências, possibilitando ao estudante uma formação profissional que otimize a atenção à saúde prestada. Objetivo: analisar como a segurança do paciente é abordada e apreendida durante a graduação do curso de Enfermagem de uma Instituição privada de Ensino Superior (IES). Metodologia: Estudo documental, analítico, exploratório com abordagem quantiqualitativa, realizado em uma Instituição de Ensino Superior de Maceió – Alagoas, Brasil, realizado em janeiro 2019, tendo como amostra 162 discentes do curso de bacharel em enfermagem com um instrumento estruturado com escala tipo Likert. Resultados: a partir da análise documental do projeto pedagógico do curso de enfermagem observou que não existe uma disciplina específica no curso que trate sobre a segurança do paciente, assim como não consta no ementário das disciplinas específicas o tema proposto. Já no estudo empírico, o perfil dos participantes retrata jovens de 18 aos 25 anos, gênero feminino e estado civil solteira. Sobre conceitos chaves e práticas seguras relacionados a segurança do paciente a maioria dos discentes mostrou conhecimento sobre o assunto. Quanto à possibilidade do erro, a maioria define não poder existir essa alternativa. Ademais, destacou-se a fragilidade no conhecimento do estudante ao achar que o profissional de saúde e específico da enfermagem não pode errar diante de um cuidado de saúde, mitigando a cultura de segurança do paciente. Conclusão: Diante do objetivo e resultados desse estudo, recomenda-se a possibilidade inclusão de uma disciplina específica sobre Segurança do Paciente ou que se possa trabalhar o tema de maneira transversal. Espera-se, em conformidade com a pedagogia paulofreiriana, que este estudo possa contribuir para a reflexão-ação de discentes quanto a implementação de práticas seguras. Educação Permanente em Saúde voltada para a segurança do paciente tanto para professores, estudantes, gestores de instituições de ensino e pesquisa, e profissionais de instituições de saúde sobre a segurança do paciente; no desenvolvimento de pesquisas sobre segurança do paciente com o intuito de cultivar a cultura de segurança do paciente para um cuidado em saúde de maneira mais segura. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202780422 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/37838 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | segurança do paciente | pt_PT |
dc.subject | formação acadêmica | pt_PT |
dc.subject | discentes em enfermagem | pt_PT |
dc.title | SEGURANÇA DO PACIENTE: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Gestão |
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