Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.6 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório,é referente à unidade curricular “estágio com relatório” integrada no plano de estudos do 5º curso de MEESIP. Tem como objetivo a síntese do percurso formativo, das aprendizagens e das competências adquiridas numa dinâmica de reflexão sobre a prática, fundamentada pela evidência científica e diretrizes emanadas por entidades com responsabilidade na área pediátrica.
O tema que norteou o projeto refere-se à importância de uma prática de cuidados promotores do desenvolvimento infantil harmonioso e do bem-estar da criança e família. Ao longo do percurso foi dado um enfase especial às crianças vulneráveis e com um desenvolvimento infantil de risco. Assim como, à compreensão das respostas existentes quando o desenvolvimento já está comprometido, mas ainda temos possibilidade de promover a sua funcionalidade e o seu bem-estar, assim como da sua família.
A visão sistémica da criança e da família, conferida pela adoção do modelo teórico deBetty Neuman, permitiu a identificação de stressores que podem comprometer o bem-estar do sistema, no que concerne ao desenvolvimento infantil, bem como de intervenções que o protegem, promovem e reconstituem.
A procurar de estratégias de enfermagem relacionadas com a promoção do desenvolvimento infantil foi igualmente um dos pontos-chave modeladores do percurso. Neste sentido, foi mobilizado o Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, pois esta promoção é crucial na prestação de cuidados em todas as áreas, no entanto, nem sempre é efetuada de uma forma sistemática e consciente.
Com este relatório conclui-se mais uma etapa mas não o fim do percurso. Etapa produtiva e engrandecedora e que possibilita prestar cuidados de maior qualidade às crianças famílias que acompanho. Assim como, me possibilita ter outro olhar para o meu dia-a-dia, procurando oportunidades de melhora e crescimento constantes.
Description
Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Keywords
Enfermagem pediátrica Desenvolvimento da criança Bem-estar da criança Promoção