Repository logo
 
Publication

Expetativas Académicas dos Estudantes de Enfermagem: Resultados Preliminares de Estudo Descritivo-Correlacional

dc.contributor.authorCâmara, Mariana
dc.contributor.authorGonçalves, Maria Luísa
dc.contributor.authorLourenço, Tânia
dc.contributor.authorCarvalho, José Carlos
dc.date.accessioned2025-09-04T15:25:20Z
dc.date.available2025-09-04T15:25:20Z
dc.date.issued2025-04-22
dc.description.abstractEnquadramento: As expectativas académicas prendem-se com construções que incluem perspetivas ideais, antevisões e normas sendo que este conjunto de variáveis influencia a avaliação da satisfação. As expetativas são moldadas pelas experiências anteriores dos estudantes de acordo com os níveis de autonomia experienciados e qualidade dos seus projetos futuros. Objetivos: Identificar as Perceções Académicas-Expetativas (PA-Exp) e as variáveis sociodemográficas dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE). Material e Métodos: Estudo preliminar quantitativo, transversal, descrito-correlacional, amostra não probabilística acidental de estudantes de enfermagem Portugueses. Os dados foram colhidos com recurso a questionário online (Microsoft Office 365), contendo: variáveis sociodemográficas e clínicas e o Questionário de Percepções Académicas-Expetativas. O tratamento de dados foi realizado no Software IBM® SPSS® Statistic Statistical Package for the Social Sciences, versão 29. O estudo obteve parecer favorável de uma Comissão de Ética. Resultados: Obteve-se uma amostra preliminar de 61 Estudantes de Enfermagem (EE), com média de idades de 21,02 anos (DP= ±4,39). Os resultados obtidos evidenciam elevados níveis de PA-Exp (Me=5,11). A média mais baixa corresponde ao fator pressão social e a mais elevada à formação para o emprego e carreira, correspondendo a dados preliminares. Conclusões: Os estudantes de enfermagem apresentam elevados níveis de expetativas académicas. Os dados preliminares indicam que identificar as áreas específicas das expectativas que necessitam de intervenção permitirá gerir melhor esta fase de transição e poderá refletir-se na qualidade da formação de novos enfermeiros.por
dc.identifier.citationCâmara, M., Gonçalves, M. L. F. V., Carvalho. J. C. & Lourenço. T. (2025). Expetativas Académicas dos Estudantes de Enfermagem: Resultados Preliminares de Estudo Descritivo-Correlacional. Revista Científica Internacional RevSALUS, 6(sup), 203-208
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.51126/sxay7651
dc.identifier.issn2184-4860
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58562
dc.language.isopor
dc.peerreviewedn/a
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectEstudantes de Enfermagem
dc.subjectAspirações Psicológicas
dc.subjectEscolha da Profissão
dc.subjectEducação em Enfermagem
dc.titleExpetativas Académicas dos Estudantes de Enfermagem: Resultados Preliminares de Estudo Descritivo-Correlacionalpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage208
oaire.citation.issueSup
oaire.citation.startPage203
oaire.citation.titleRevista Científica Internacional RevSALUS
oaire.citation.volume6
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RACS_Suplemento Nº 7 - NursID_JAN2024_AF_07-01-25 (2).pdf
Size:
14.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: