Repository logo
 
Publication

O uso das novas tecnologias no ensino do portugês: algumas propostas didáticas com recurso ao programa VideoScribe

dc.contributor.advisorCustódio, Pedro Balaus, 1964-
dc.contributor.authorDias, Érica Sofia Teixeira
dc.date.accessioned2020-01-31T12:26:32Z
dc.date.available2020-01-31T12:26:32Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente relatório final de Mestrado, pretende evidenciar algumas propostas didáticas no âmbito da motivação para a leitura, através das mesmas pretendo ainda demonstrar de que forma a motivação social, o uso das novas tecnologias bem como o recurso de atividades práticas influenciam o desempenho de uma turma de 4º ano em atividades de motivação para a leitura. Nele contempla uma investigação intitulada de “O uso das novas tecnologias no ensino do Português: algumas propostas didáticas com recurso ao programa VideoScribe”, desenvolvida com dezasseis crianças de uma turma do 4º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do Distrito de Coimbra. Numa primeira fase, pretendi aproximar-me da realidade da turma, pois só assim conseguiria compreender quais os aspetos que motivam os alunos para a leitura. Já numa segunda fase, e tendo em conta que o gosto pela leitura é sempre influenciado pelas experiências de vida do leitor, planifiquei e coloquei em práticas duas intervenções com o intuito de compreender se a motivação social, bem como os interesses pessoais iriam influenciar de forma positiva ou negativa esta investigação. Numa terceira fase, sabendo que a motivação para a leitura é um trabalho contínuo, e que cabe a cada leitor encontrar o estilo, mais adequado às suas necessidades e gostos, foi desenvolvida uma terceira intervenção, intitulada “Lê e conta-me como é”. Esta intervenção teve como principal objetivo expor a turma a uma variedade de livros para que possam desenvolver as suas preferências. Considero esta temática pertinente na medida em que me permitiu compreender, não só a importância do desenvolvimento de atividades dinâmicas que estimulem o gosto pessoal pela leitura, como também compreender que o gosto pela leitura irá influenciar o desempenho do leitor não só a nível académico, mas acima de tudo, enquanto cidadão, cidadão esse que se quer ativo e participante na sociedade. Permitiu-me ainda, perceber que o gosto pela leitura deve ser desenvolvido desde muito cedo, de uma forma natural, sendo que se torna crucial a existência de bons exemplos de leitura na vida da criança.pt_PT
dc.identifier.tid202381161pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/31155
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectmotivação Para a Leiturapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectAtividades Práticaspt_PT
dc.titleO uso das novas tecnologias no ensino do portugês: algumas propostas didáticas com recurso ao programa VideoScribept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ERICA_DIAS.pdf
Size:
2.99 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: