Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Modelo Tecnológico de Serviços Académicos Integrado no Processo de Ensino e Aprendizagem na Academia da Força Aérea

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
TII_CAP_HELDER GUERREIRO.pdf1.55 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A actual intenção da Europa aspirar a um espaço europeu económico mais competitivo e dinâmico, levou os Estados-membros à concertação acerca da necessidade de um Ensino Superior Europeu atractivo, que promova a mobilidade e a empregabilidade de estudantes e diplomados. Um compromisso assumido na assinatura da Declaração de Bolonha, que assenta os seus princípios no desenvolvimento de competências e que proporcione a capacidade de aprender a aprender, durante toda a vida. Neste modelo prevalece o trabalho desenvolvido pelo aluno, como construtor do seu próprio conhecimento, tendo o professor como tutor ou facilitador no percurso da aprendizagem. O Ensino Superior Militar (ESM) da Academia da Força Aérea (AFA), enquadrado no sistema nacional de Ensino Superior, encara tais reestruturações como uma premissa para adequar os cursos ministrados, reconhecendo as mais valias deste modelo no que respeita à qualidade da formação dos oficiais, para o cumprimento das missões da FAP. Nesta medida, tem já adequado o seu leque de cursos à realidade de Bolonha, atendendo ao Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS). Por outro lado, os desenvolvimentos significativos das tecnologias da computação, multimédia, informação e comunicações tem contribuído para a evolução do conceito de ensino à distância, referindo-se actualmente ao e-Learning, na medida em que este permite sustentar um ensino, independentemente das barreiras do tempo e do espaço. Este conceito socorre-se de sofisticadas plataformas tecnológicas de serviços que, quer em ambiente presencial ou à distância (b-Learning), implementam novas metodologias pedagógicas sustentadas na interactividade e que constituem poderosas ferramentas no apoio ao exercício da tutoria ou no apoio ao percurso de auto aprendizagem por parte do aluno. Este trabalho, seguindo uma metodologia de investigação, procura então, sustentar a resposta a uma pergunta de partida sobre a verdadeira eficácia destas plataformas num cenário de exploração na AFA. Nas conclusões apresentadas, para além de se constatar essencial e urgente o recurso a tais ferramentas de apoio, são feitas algumas recomendações que visam o sucesso da sua implementação. Abstract: The current intention of a European economic space, more competitive and dynamic, led the European Member States for consultation on the need for an attractive European Higher Education, which promotes the mobility and employability of students and graduates. Such commitment, with the signing of the Declaration of Bologna, based its principles on the development of skills and the capability to learn how to learn throughout life. It defines a model in which prevails the work of the student, as builder of his own knowledge, and the teacher as a mentor or facilitator in the course of learning. Military Higher Education at AFA, framed in the national system of higher education, sees such restructuring as a premise, recognizing the added value of this model with regard to the quality of training of officers, for the fulfillment of the missions of the FAP. To that extent, it has already adequate its range of courses to the reality of Bologna, given to the European Credits Transfer System (ECTS). Furthermore, the significant developments of the technologies of computing, multimedia, information and communications has contributed to the evolution of the concept of distance learning, referring now to e-Learning, in the way that this allows the means to support education tasks, regardless of barriers of time and space. This concept uses sophisticated technology platforms of services, in presence or distance environment (b-Learning), that implements new teaching methodologies sustained in interactivity, which are powerful tools to support the exercise of mentoring or support for the route of self learning by the student. This work, following a methodology of research, seeks to justify the answer to a question of departure about the effectiveness of these platforms in a real scenario of holding in the AFA’s campus. In the conclusions presented, in addition to considering the use of such supporting tools as essential and urgent, there are made some recommendations aimed at the success of its implementation.

Description

Keywords

Aprendizagem Bolonha Conhecimento E-learning Ensino Superior Militar Globalização Pedagogia Tutoria

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue