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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A actual intenção da Europa aspirar a um espaço europeu económico mais
competitivo e dinâmico, levou os Estados-membros à concertação acerca da necessidade
de um Ensino Superior Europeu atractivo, que promova a mobilidade e a empregabilidade
de estudantes e diplomados. Um compromisso assumido na assinatura da Declaração de
Bolonha, que assenta os seus princípios no desenvolvimento de competências e que
proporcione a capacidade de aprender a aprender, durante toda a vida. Neste modelo
prevalece o trabalho desenvolvido pelo aluno, como construtor do seu próprio
conhecimento, tendo o professor como tutor ou facilitador no percurso da aprendizagem.
O Ensino Superior Militar (ESM) da Academia da Força Aérea (AFA), enquadrado
no sistema nacional de Ensino Superior, encara tais reestruturações como uma premissa
para adequar os cursos ministrados, reconhecendo as mais valias deste modelo no que
respeita à qualidade da formação dos oficiais, para o cumprimento das missões da FAP.
Nesta medida, tem já adequado o seu leque de cursos à realidade de Bolonha, atendendo ao
Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS).
Por outro lado, os desenvolvimentos significativos das tecnologias da computação,
multimédia, informação e comunicações tem contribuído para a evolução do conceito de
ensino à distância, referindo-se actualmente ao e-Learning, na medida em que este permite
sustentar um ensino, independentemente das barreiras do tempo e do espaço.
Este conceito socorre-se de sofisticadas plataformas tecnológicas de serviços que,
quer em ambiente presencial ou à distância (b-Learning), implementam novas
metodologias pedagógicas sustentadas na interactividade e que constituem poderosas
ferramentas no apoio ao exercício da tutoria ou no apoio ao percurso de auto aprendizagem
por parte do aluno.
Este trabalho, seguindo uma metodologia de investigação, procura então, sustentar
a resposta a uma pergunta de partida sobre a verdadeira eficácia destas plataformas num
cenário de exploração na AFA.
Nas conclusões apresentadas, para além de se constatar essencial e urgente o
recurso a tais ferramentas de apoio, são feitas algumas recomendações que visam o sucesso
da sua implementação. Abstract: The current intention of a European economic space, more competitive and
dynamic, led the European Member States for consultation on the need for an attractive
European Higher Education, which promotes the mobility and employability of students
and graduates. Such commitment, with the signing of the Declaration of Bologna, based its
principles on the development of skills and the capability to learn how to learn throughout
life. It defines a model in which prevails the work of the student, as builder of his own
knowledge, and the teacher as a mentor or facilitator in the course of learning.
Military Higher Education at AFA, framed in the national system of higher
education, sees such restructuring as a premise, recognizing the added value of this model
with regard to the quality of training of officers, for the fulfillment of the missions of the
FAP. To that extent, it has already adequate its range of courses to the reality of Bologna,
given to the European Credits Transfer System (ECTS).
Furthermore, the significant developments of the technologies of computing,
multimedia, information and communications has contributed to the evolution of the
concept of distance learning, referring now to e-Learning, in the way that this allows the
means to support education tasks, regardless of barriers of time and space.
This concept uses sophisticated technology platforms of services, in presence or
distance environment (b-Learning), that implements new teaching methodologies sustained
in interactivity, which are powerful tools to support the exercise of mentoring or support
for the route of self learning by the student.
This work, following a methodology of research, seeks to justify the answer to a
question of departure about the effectiveness of these platforms in a real scenario of
holding in the AFA’s campus.
In the conclusions presented, in addition to considering the use of such supporting
tools as essential and urgent, there are made some recommendations aimed at the success
of its implementation.
Description
Keywords
Aprendizagem Bolonha Conhecimento E-learning Ensino Superior Militar Globalização Pedagogia Tutoria