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Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente, considera-se viável um recém-nascido a partir das 23 semanas,
no entanto, o internamento prolongado na unidade de cuidados intensivos neonatais
pode prejudicar o seu neurodesenvolvimento. Tanto a manipulação excessiva como
a privação do sono do recém-nascido pré-termo podem ter consequências a curto
prazo e a longo prazo no seu desenvolvimento.
Este relatório pretende evidenciar o desenvolvimento de competências
relativas à promoção do desenvolvimento do recém-nascido pré-termo, com especial
enfoque na salvaguarda do sono, assim como na prestação de cuidados de
enfermagem especializados em saúde infantil e pediátrica. Este percurso de
aprendizagem e desenvolvimento de competências foi baseado numa metodologia
critico-reflexiva sobre e nas ações desenvolvidas nos diferentes contextos de
estágio, sustentado na evidência científica e no quadro de referência da Teoria do
Conforto de Kolcaba, Filosofia de Cuidados Centrados na Família e Cuidados Não
Traumáticos.
Destacam-se como principais atividades o desenvolvimento de uma revisão
scoping sobre intervenções de enfermagem para a salvaguarda do sono do recémnascido
pré-termo, uma norma de procedimento e atividades de formação em
contexto de trabalho no âmbito da temática da salvaguarda do sono do recémnascido
pré-termo.
Pretende-se como projetos futuros em contribuir para a formação dos
enfermeiros da neonatologia do meu local de trabalho, no âmbito dos cuidados
neuroprotetores, mais especificamente sobre a salvaguarda do sono do recémnascido
pré-termo na unidade de cuidados intensivos neonatais, assim como
integrar o grupo de trabalho de neonatologia “Bem-estar do Recém-nascido” visando
a implementação do procedimento sectorial elaborado durante o relatório.
Pretende-se também posteriormente, publicar a revisão scoping desenvolvida
durante o relatório, numa revista de enfermagem certificada
Description
Keywords
Enfermagem pediátrica Sono Desenvolvimento Recém-nascido prematuro Unidades de cuidados intensivos neonatais