Publication
Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Apreensão de Aspetos Figurativos e Funcionalidade da Escrita
dc.contributor.author | Irene Ferreira Gonçalves da Rocha | |
dc.date.accessioned | 2019-02-12T17:07:35Z | |
dc.date.available | 2019-02-12T17:07:35Z | |
dc.date.issued | 2017-04-21 | |
dc.description.abstract | Sendo considerado vantajosa, na sociedade atual, uma abordagem precoce à escrita, sempre mediada por um adulto, a frequência do jardim de infância é valiosa para o desenvolvimento da literacia emergente. Considerando as crianças como seres ativos na construção do seu conhecimento, cabe ao/à Educador/a proporcionar interações contextualizadas e de cariz utilitário, para que, de forma informal, as crianças explorem e desenvolvam conceções sobre a utilidade da linguagem escrita, promovendo a sua apropriação. Baseado nessas conjeturas, este estudo pretende compreender o impacto da implementação de atividades inseridas num projeto desenvolvido em contexto pré-escolar nas conceções das crianças de aspetos figurativos da escrita, bem como da sua funcionalidade. Desenvolveu-se, assim, uma investigação-ação com um método de amostragem não-probabilístico por conveniência, dirigido a um grupo de 24 crianças de uma sala do pré-escolar. Para a recolha de dados, utilizaram-se produtos elaborados/trabalhados no decurso das atividades e colocaram-se questões abertas às crianças. A análise dos dados baseou-se numa grelha construída com base na literatura e na análise das respostas das crianças. Os resultados obtidos indicaram que as práticas dinamizadas no pré-escolar favoreceram o contacto com a escrita e contribuíram para uma evolução na literacia emergente das crianças, no que respeita aos aspetos figurativos e à funcionalidade da escrita. O estudo permite oferecer possibilidades para linhas de investigação futura, no sentido de melhor conhecer e aproveitar as potencialidades destas práticas educativas na promoção da abordagem à escrita no pré-escolar. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201924080 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/27800 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | ´Abordagem à Escrita´ | pt_PT |
dc.subject | ´Literacia Emergente´ | pt_PT |
dc.subject | ´Funcionalidade da Escrita´ | pt_PT |
dc.subject | ´Aspetos Figurativos da Escrita´ | pt_PT |
dc.subject | ´Pré-Escola´ | pt_PT |
dc.title | Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Apreensão de Aspetos Figurativos e Funcionalidade da Escrita | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Abordagem à Escrita no Pré-Escolar- Apreensão de Aspectos Figurativos e Funcionalidade da Escrita.pdf
- Size:
- 601.53 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.85 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: