Repository logo
 
Publication

Abordagem à Escrita no Pré-Escolar: Apreensão de Aspetos Figurativos e Funcionalidade da Escrita

dc.contributor.authorIrene Ferreira Gonçalves da Rocha
dc.date.accessioned2019-02-12T17:07:35Z
dc.date.available2019-02-12T17:07:35Z
dc.date.issued2017-04-21
dc.description.abstractSendo considerado vantajosa, na sociedade atual, uma abordagem precoce à escrita, sempre mediada por um adulto, a frequência do jardim de infância é valiosa para o desenvolvimento da literacia emergente. Considerando as crianças como seres ativos na construção do seu conhecimento, cabe ao/à Educador/a proporcionar interações contextualizadas e de cariz utilitário, para que, de forma informal, as crianças explorem e desenvolvam conceções sobre a utilidade da linguagem escrita, promovendo a sua apropriação. Baseado nessas conjeturas, este estudo pretende compreender o impacto da implementação de atividades inseridas num projeto desenvolvido em contexto pré-escolar nas conceções das crianças de aspetos figurativos da escrita, bem como da sua funcionalidade. Desenvolveu-se, assim, uma investigação-ação com um método de amostragem não-probabilístico por conveniência, dirigido a um grupo de 24 crianças de uma sala do pré-escolar. Para a recolha de dados, utilizaram-se produtos elaborados/trabalhados no decurso das atividades e colocaram-se questões abertas às crianças. A análise dos dados baseou-se numa grelha construída com base na literatura e na análise das respostas das crianças. Os resultados obtidos indicaram que as práticas dinamizadas no pré-escolar favoreceram o contacto com a escrita e contribuíram para uma evolução na literacia emergente das crianças, no que respeita aos aspetos figurativos e à funcionalidade da escrita. O estudo permite oferecer possibilidades para linhas de investigação futura, no sentido de melhor conhecer e aproveitar as potencialidades destas práticas educativas na promoção da abordagem à escrita no pré-escolar.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.tid201924080
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/27800
dc.language.isoporpt_PT
dc.subject´Abordagem à Escrita´pt_PT
dc.subject´Literacia Emergente´pt_PT
dc.subject´Funcionalidade da Escrita´pt_PT
dc.subject´Aspetos Figurativos da Escrita´pt_PT
dc.subject´Pré-Escola´pt_PT
dc.titleAbordagem à Escrita no Pré-Escolar: Apreensão de Aspetos Figurativos e Funcionalidade da Escritapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Abordagem à Escrita no Pré-Escolar- Apreensão de Aspectos Figurativos e Funcionalidade da Escrita.pdf
Size:
601.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: