Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A participação nas redes sociais - o papel dos utilizadores do Facebook e do Instagram no setor do turismo

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Ana Vendeiro.pdf3.2 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A globalização e a evolução das novas tecnologias provocaram profundas mudanças no quotidiano de cada um de nós. No mundo digital, onde não existem barreiras espácio-temporais, alterou-se a forma de comunicar, de agir e até de pensar. As redes sociais são palco de inter-relações onde cada um pode ser o que não é. Acesso, interação e participação definem as ações dos utilizadores das redes sociais, sendo a participação a que mais pesa em todo o processo. Com este trabalho pretendemos perceber o papel da participação dos utilizadores das redes sociais no setor do turismo, segundo o conceito de participação defendido por Nico Carpentier e que orientou o estudo. Tendo utilizado o Excel para tratamento dos dados respeitantes à análise dos comentários dos utilizadores do Facebook e do Instagram da Turismo Centro de Portugal, nos primeiros sete dias dos doze meses do ano de 2023, concluímos que o conceito de participação vai muito além da ação dos utilizadores das duas redes sociais analisadas, traduzindo-se esta numa comunicação fática, alicerçada na presença e não no contributo para uma discussão argumentativa de ideias válidas para o turismo, considerando o papel crucial que o setor desempenha no contexto atual. Nos nossos dias, e reconhecendo os seus riscos em ambiente digital, a participação deverá ser encarada como um importante contributo para o debate público que tanto se impõe num tempo em que se comemoram 50 anos de liberdade em Portugal, devendo também os utilizadores das redes sociais assumir o seu papel na reconfiguração das sociedades contemporâneas.
Globalization and the evolution of new technologies have caused profound changes in the daily lives of each and every one of us. In the digital world, where there are no space-time barriers, the way we communicate, act and even think has changed. Social networks are the stage for interrelationships where everyone can be what they are not. Access, interaction and participation define the actions of social media users, with participation weighing the most in the whole process. The aim of this study was to understand the role of social media users' participation in the tourism sector, according to the concept of participation advocated by Nico Carpentier and which guided the study. Having used Excel to process the data relating to the analysis of comments made by users of Turismo Centro de Portugal's Facebook and Instagram pages in the first seven days of the twelve months of 2023, we concluded that the concept of participation goes far beyond the actions of the users of the two social networks analyzed, as it translates into factual communication, based on presence and not on contributing to an argumentative discussion of valid ideas for tourism, considering the crucial role that the sector plays in the current context. Nowadays, and recognizing the risks in a digital environment, participation should be seen as an important contribution to the public debate that is so necessary at a time when we are celebrating 50 years of freedom in Portugal, and social media users should also assume their role in reconfiguring contemporary societies.

Description

Keywords

globalização novas tecnologias redes sociais participação turismo globalization new technologies social networks participation tourism

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue