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Advisor(s)
Abstract(s)
Em enfermagem pediátrica, a adoção do binómio criança/família como
beneficiário dos cuidados implica que o enfermeiro reconheça a unicidade da família,
entendendo-a como constante na vida da criança, reconhecendo a sua individualidade
e admitindo a premissa que as atitudes e emoções dos pais são determinantes nos
filhos, valorizando, assim, uma perspetiva transacional da influência do impacto
emocional intrínseco aos processos saúde-doença (Barros, 2003). Tal como as
crianças têm direito a ser acompanhadas pelos seus pais, estes também devem
beneficiar de apoio emocional, visando a mobilização de estratégias adaptativas em
face a situações potencialmente perturbadoras para toda a família.
Concordante com a problemática identificada, emerge como objeto de estudo
as estratégias adotadas pelos enfermeiros, como intervenções terapêuticas e
autónomas de enfermagem, na gestão da emocionalidade da família que
acompanha a criança nos processos saúde-doença.
Tendo em conta estes pressupostos, o presente relatório é o culminar de um
percurso académico no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de
Especialização de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, o qual, através de uma
metodologia de reflexão sobre a prática, pretende explicitar o potencial terapêutico do
trabalho emocional e dar visibilidade aos ganhos em saúde gerados, sustentado
conceptualmente na Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson e na filosofia
do Cuidado Centrado na Família e, ainda, no Modelo de Trabalho Emocional em
Enfermagem Pediátrica. Deste modo, foram desenvolvidas atividades de crescente
complexidade ao longo do decurso do estágio nos vários contextos, de acordo com
os objetivos traçados, como por exemplo, uma Sessão de Reflexão sobre a
intervenção dos enfermeiros à Luz do Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem
Pediátrica, e a elaboração de um instrumento para a Documentação dos Cuidados de
Enfermagem com vista o registo de enfermagem para as respostas emocionais dos
cuidadores familiares.
A experiência emocional da família que acompanham a criança releva-se como
um aspeto a ser valorizado pelos profissionais, assumindo o potencial terapêutico que
o trabalho emocional em enfermagem pediátrica tem, quer como ganho em saúde
objetivo, quer como determinante da gestão emocional da própria criança.
Description
Keywords
Enfermagem pediátrica Relações interpessoais Emoções Cuidados de enfermagem Família