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Abstract(s)
Os acidentes de viação com vítimas mortais são uma das maiores causas de mortes em Portugal. O presente estudo tem como objetivo melhor compreender este fenómeno. Assim, foi feita uma caraterização estatística dos acidentes com vítimas mortais em meio rodoviário no distrito de Lisboa, identificaram-se os fatores associados à condução que podem ser dados como causas prováveis, caraterizaram-se os arguidos do crime de homicídio por negligência em acidentes de viação e explorou-se de que forma os fatores em estudo se relacionam entre si.
A amostra foi constituída por 115 acidentes ocorridos entre 2007 e 2011 no Distrito de Lisboa e investigados pelos NICAV da GNR. Os dados acerca dos acidentes foram recolhidos através da consulta de Relatórios Técnicos de Acidentes de Viação realizados pelos investigadores dos NICAV. Para realizar a caraterização deste tipo de acidentes foram utilizados métodos de análise estatística descritiva e inferencial, bem como o método multivariado Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e o método Análise de Clusters para procurar padrões na forma como os fatores em estudo se relacionam entre si e para a construção de uma tipologia.
Os resultados mais importantes indicam que as causas mais associadas com os acidentes com vítimas mortais são a distração e a velocidade excessiva, seguidas do incumprimento das regras de trânsito ou manobras irregulares e da fadiga ou adormecimento ao volante. Foram também encontradas três tipologias de acidentes com vítimas mortais: o despiste por negligência da vítima, o homicídio por negligência e os outros acidentes com vítimas mortais. A tipologia do homicídio por negligência está associada a suspeitos entre os 18 e os 26 anos, com pouca experiência de condução, consumos de álcool e/ou canabinóides, e cuja causa direta está associada à distração e as causas indiretas à alcoolização, à fadiga e à velocidade excessiva, representando uma negligência mais grosseira.
A amostra foi constituída por 115 acidentes ocorridos entre 2007 e 2011 no Distrito de Lisboa e investigados pelos NICAV da GNR. Os dados acerca dos acidentes foram recolhidos através da consulta de Relatórios Técnicos de Acidentes de Viação realizados pelos investigadores dos NICAV. Para realizar a caraterização deste tipo de acidentes foram utilizados métodos de análise estatística descritiva e inferencial, bem como o método multivariado Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e o método Análise de Clusters para procurar padrões na forma como os fatores em estudo se relacionam entre si e para a construção de uma tipologia.
Os resultados mais importantes indicam que as causas mais associadas com os acidentes com vítimas mortais são a distração e a velocidade excessiva, seguidas do incumprimento das regras de trânsito ou manobras irregulares e da fadiga ou adormecimento ao volante. Foram também encontradas três tipologias de acidentes com vítimas mortais: o despiste por negligência da vítima, o homicídio por negligência e os outros acidentes com vítimas mortais. A tipologia do homicídio por negligência está associada a suspeitos entre os 18 e os 26 anos, com pouca experiência de condução, consumos de álcool e/ou canabinóides, e cuja causa direta está associada à distração e as causas indiretas à alcoolização, à fadiga e à velocidade excessiva, representando uma negligência mais grosseira.
Description
Dissertação para obtenção de grau de Mestre em Psicologia Forense e Criminal
Keywords
Acidentes com vítimas mortais Homicídio por negligência Acidentes de viação
Citation
Publisher
Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz