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Música no conforto e dor na 1º estádio do trabalho de parto
dc.contributor.advisor | Félix, Maria Teresa | |
dc.contributor.author | Vicente, Patrícia Maria Roquete de Sousa | |
dc.date.accessioned | 2016-11-25T09:44:44Z | |
dc.date.available | 2016-11-25T09:44:44Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description | Mestrado, Enfermagem de Saúde Materna e Obstetricia, 2015, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa | |
dc.description.abstract | O relatório de estágio do CMESMO tem como principal finalidade apresentar as competências desenvolvidas na prestação de cuidados à mulher/RN/família em contexto de BP e contribuir para o conforto da mulher que manifesta dor no 1º estádio do TP, com os objetivos específicos, Implementar a música no trabalhar com a dor durante o 1º estádio do TP e refletir sobre a sua eficácia. O tema é a música no conforto/dor no 1º estádio do TP que se integra na competência específica: Concebe, planeia, implementa e avalia intervenções de promoção do conforto e bem-estar da mulher/conviventes significativos. O alívio da dor é importante no TP e gerir a mesma determina a perceção da mulher sobre o parto. Métodos farmacológicos e não farmacológicos encontram-se atualmente disponíveis e, os segundos envolvem menos riscos (OMS, 1996). A MCEESMO e OE (2013) desenvolveram o Projeto Maternidade com Qualidade, sendo a temática deste trabalho um dos indicadores que integram o mesmo. A temática foi contextualizada na filosofia de cuidados da Teoria do Conforto de Kolcaba, contribuindo para uma boa perceção física/ambiental/psicoespiritual e social do conforto por parte da mulher/convivente significativo. O conforto baseado nas suas dimensões influencia a forma como a parturiente vive o TP. Foi realizada uma Revisão da Literatura com recurso a obras de referência e a bases de dados (norteada pela metodologia da RSL). Este relatório possibilitou a análise pormenorizada das competências desenvolvidas no estágio, procurando especificamente integrar o uso da música no alívio da dor/conforto da mulher no 1º estádio do TP. A interação com as parturientes/conviventes significativos possibilitou o reajuste dos cuidados e constatou-se ser um método bem aceite pelas mulheres, mesmo nas que tiveram uma perceção negativa do TP, consideram-no promotor de conforto. Não contribuiu para o alívio da dor, mas foi unânime o conforto que a música proporcionou. | |
dc.format | application/pdf | |
dc.identifier.tid | 201135540 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16475 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | [s.n.] | |
dc.subject | Enfermagem materno-infantil | |
dc.subject | Música | |
dc.subject | Cuidados de enfermagem especializados | |
dc.subject | Dor | |
dc.title | Música no conforto e dor na 1º estádio do trabalho de parto | |
dc.title | um cuidado de enfermagem especializado | |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | |
rcaap.type | masterThesis |
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