Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

La Rose: proposta de rebranding da identidade visual de uma marca de conservas portuguesa

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este projeto de investigação, realizado na área científica do Design e Cultura Visual, tem como intuito desenvolver uma proposta de rebranding da marca de conservas La Rose. A motivação surge pelo interesse por parte da candidata pela área do design gráfico e pela ligação emocional que mantém com a cidade onde a marca foi fundada. A metodologia aplicada consiste numa pesquisa exploratória qualitativa, que engloba uma recolha e revisão bibliográfica e o estudo de casos, com base no Modelo Representativo do Processo de Análise e Conceção de Marcas. O objetivo central deste projeto é revitalizar a marca La Rose, que tem vindo a perder a sua visibilidade, mantendo a sua herança histórica e cultural, mas atualizando a sua identidade visual de modo a responder às necessidades da sociedade contemporânea. A missão é comunicar de forma eficaz a identidade da marca, apresentando-a ao público e posicionando-a num novo mercado. Para isso, são aplicados princípios fundamentais como a visão, significado, autenticidade, diferenciação, sustentabilidade, coerência, flexibilidade, compromisso e valor, reforçando que o foco central é a criação de uma identidade memorável e adequada ao mercado atual. O projeto ambiciona, portanto, redefinir a imagem da marca La Rose, tornando-a mais relevante, atraente e sustentável para as gerações atuais e futuras, sem perder a sua ligação com a cidade de Portimão e a sua história.
This research project, carried out in the scientific area of Design and Visual Culture, aims to develop a rebranding proposal for the La Rose canned food brand. It was motivated by the candidate's interest in graphic design and her emotional connection to the city where the brand was founded. The methodology applied consists of qualitative exploratory research, which includes a bibliographical collection and review and a case study, based on the Representative Model of the Process of Analysing and Designing Brands. The central aim of this project is to revitalise the La Rose brand, which has been losing its visibility, while maintaining its historical and cultural heritage and updating its visual identity to meet the needs of contemporary society. The mission is to effectively communicate the brand's identity, presenting it to the public and positioning it in a new market. To this end, fundamental principles such as vision, meaning, authenticity, differentiation, sustainability, coherence, flexibility, commitment and value are applied, emphasising that the central focus is on creating a memorable identity that is appropriate for today's market. The project therefore aims to redefine the image of the La Rose brand, making it more relevant, attractive and sustainable for current and future generations, without losing its connection to the city of Portimão and its history.

Description

Keywords

Design visual Identidade Rebranding Conservas portuguesas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License