Publication
O valor de crescer com regras
| dc.contributor.advisor | Ferreira, Marco | |
| dc.contributor.author | Faria, Rute do Rosário Vargas | |
| dc.date.accessioned | 2018-01-18T10:06:48Z | |
| dc.date.available | 2018-01-18T10:06:48Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | O presente Relatório Final de Estágio incide sob a Área da Formação Pessoal e Social, assim definida nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016). Considerada como área transversal, é primordial para o desenvolvimento integral da criança. A investigação é realizada em contexto natural de jardim-de-infância e advém de uma necessidade sentida no trabalho de campo, que recai sob a aquisição de regras na educação pré-escolar, desejando aprofundar a importância e as consequências de um desenvolvimento socio emocional equilibrado. Assim, pretendemos identificar e compreender as práticas educativas mais ajustadas para o efeito, bem como o desenvolvimento de atitudes que promovam a aquisição de regras/resolução de conflitos. Abordamos ainda, de forma ligeira, as relações entre as escolas, famílias e comunidade. Todo o estudo é desenvolvido de acordo com uma prévia revisão bibliográfica, e com conceções de educadores de infância, recolhidas através de entrevistas. A metodologia de investigação adotada prende-se com o paradigma qualitativo, caracterizando-se como uma investigação interpretativa, dado que o interesse do estudo está centrado na compreensão e explicação das perspetivas dos sujeitos participantes no mesmo. Os principais resultados obtidos com este estudo prendem-se na valorização do que é definido como disciplina positiva, caracterizada pela sua autoridade democrática. É atribuída relevância a diversos fatores que influenciam o equilíbrio do desenvolvimento socio emocional, como as relações afetivas, um ambiente educativo favorável à aquisição de competências, o poder de modelagem do educador, a coerência e consistência na educação das crianças, e a partilha do poder entre adultos e crianças | pt_PT |
| dc.description.abstract | The present Final Report focuses on the area of Personal and Social Education, defined on the Curriculum Guidelines for Pre-School Education (2016). Regarded as cross-sectional area, it is essential for the child’s integral development. Research is carried out in natural context and comes from a felt need in the field of work and falls under the procurement rules in pre-school education, wishing to deepen the significance and consequences of a balanced socio emotional development. So we investigated the most adjusted educational practice for the purpose, as well as the development of actions that promote the acquisition of a set of rules/solutions of conflicts. We also scratch the surface of the relations among schools, families and the community. All of this study is set according to a previous literature review, as well as childhood educators conceptions collected through interviews. The research methodology relates to the qualitative paradigm, characterized as an interpretive research, given that the interest of this study is focused on understanding and explanation of the perspectives of the participating people in it. The main results of this study relate to the valuation of which is defined as positive discipline, characterized by democratic authority. Importance is given to several factors that influence the balance of a social emotional development, such as personal relationships, a favorable educational environment for the development of skills, the power of the teacher modeling, coherence and consistency in the education of children, and the sharing of power between adults and children. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201857022 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/20584 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Regras | pt_PT |
| dc.subject | Disciplina | pt_PT |
| dc.subject | Desenvolvimento socio emocional | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
| dc.subject | Rules | pt_PT |
| dc.subject | Discipline | pt_PT |
| dc.subject | Social emotional development | pt_PT |
| dc.subject | Pre-school education | pt_PT |
| dc.title | O valor de crescer com regras | pt_PT |
| dc.title.alternative | Estudo qualitativo com educadores de infância | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Educação e Ciências | |
| thesis.degree.name | Mestrado para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
