Repository logo
 
Publication

Conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatística

dc.contributor.advisorMartins, Fernando Manuel Lourenço, 1978-
dc.contributor.authorFernandes, Cláudia Sofia Marques
dc.date.accessioned2019-07-19T09:41:31Z
dc.date.available2019-07-19T09:41:31Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente Relatório Final surge no âmbito do Mestrado em ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB e reflete o trabalho realizado no estágio ao longo dos dois anos de mestrado. Este Relatório está organizado em três componentes: a Introdução; a Componente Investigativa e a Componente Reflexiva. Na Componente Investigativa consta a análise do Conhecimento Estatístico para Ensinar de uma Professora Estagiária a partir das suas práticas, utilizando o modelo de Burgess (2008). Atendendo à necessidade do Conhecimento Estatístico para Ensinar que um Professor deverá possuir para promover a literacia estatística em contexto educativo, formulou-se o seguinte objetivo de investigação: analisar o Conhecimento Estatístico para Ensinar de uma Professora Estagiária com base nas suas aulas e respetivas reflexões no âmbito da promoção da literacia estatística, no 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB. O estudo aqui apresentado segue os pressupostos de uma investigação qualitativa de caráter interpretativo e design de estudo de caso descritivo. Concluiu-se que o quadro conceptual utilizado para analisar o Conhecimento Estatístico para Ensinar, associado aos tipos de pensamento proposto, revelou-se adequado para os estudos assentes nas análises de conteúdos estatísticos. De acordo com os resultados apresentados, podemos dizer que, de um modo geral, os elementos emergentes fornecem boas indicações quanto ao Conhecimento Estatístico para Ensinar da Professora Estagiária, no que diz respeito ao desenvolvimento de investigações estatísticas e do pensamento estatístico, que, atualmente, são aspetos essenciais para a promoção da literacia estatística. Conclui-se que a Professora Estagiária é detentora de um Conhecimento Comum do Conteúdo e evidencia alguns aspetos do Conhecimento Especializado do Conteúdo. No entanto, como referido ao longo do estudo, o facto de apenas evidenciar alguns aspetos do Conhecimento Especializado do Conteúdo permite referir que ainda existem ausências ao nível desta dimensão que têm que ser colmatadas. Os resultados parecem ainda comprovar poucas evidências a nível do Conhecimento do Conteúdo e dos Alunos e do Conhecimento do Conteúdo e do Ensino, uma vez que o grau de profundidade e de abrangência nestas categorias ainda são um pouco limitadas, este facto deve-se também às lacunas ao nível da dimensão do Conhecimento Especializado do Conteúdo. No que concerne à Componente Reflexiva, que se encontra na terceira parte, faz-se uma reflexão crítica destes dois anos de estágio.pt_PT
dc.identifier.tid202255360pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29275
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationInstituto de Telecomunicações
dc.subjectLiteracia Estatísticapt_PT
dc.subjectConhecimento Estatístico para Ensinarpt_PT
dc.subjectPensamento Estatísticopt_PT
dc.titleConhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária a partir da análise das suas práticas relacionadas com a promoção da literacia estatísticapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleInstituto de Telecomunicações
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FEEA%2F50008%2F2019/PT
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
relation.isProjectOfPublication3c9a5ee0-e710-4596-84be-a6a8ce4ead7b
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery3c9a5ee0-e710-4596-84be-a6a8ce4ead7b
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CLAUDIA_SOFIA_FERNANDES.pdf
Size:
2.06 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: