Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

POTENCIAIS IMPACTOS DO SPONSORING NA EVOLUÇÃO SUSTENTADA DO FENÓMENO DO FUTEBOL FEMININO

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Sara Jerónimo_19.07.pdf3.43 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O futebol feminino está em ascensão, marcado por recordes de audiências, pelo aumento gradual de transmissões televisivas e pelo crescimento da procura de merchandising tanto de clubes como de seleções nacionais. Apesar disto, levantam-se algumas questões desafiantes, tais como, o(s) porquê(s) da ainda fraca aposta na transmissão televisiva de jogos e a grande discrepância quanto aos investimentos em sponsoring por parte das marcas comerciais face ao que se verifica na versão masculina deste desporto. Este trabalho de pesquisa visa explorar o impacto geral do sponsoring/ patrocínio, enquanto instrumento de comunicação de marketing, no futebol feminino. Mais especificamente, procura-se compreender o potencial contributo deste instrumento para atingir maiores níveis de visibilidade e afirmação deste desporto e simultaneamente para incrementar a notoriedade e imagem das marcas patrocinadoras. Com vista a apurar a informação relevante, realizou-se um conjunto de entrevistas estruturadas com base num guião contendo seis questões específicas. Este processo, que contou com uma amostra formada por dez profissionais diretamente ligados ao futebol feminino, procurou entender as suas perspetivas, conhecimento e sobretudo a sensibilidade face ao objeto de investigação. Fruto da análise qualitativa às respostas dos entrevistados, chega-se à conclusão da existência de um forte consenso quanto à importância do envolvimento dos patrocínios para sustentar o crescimento do futebol feminino. Ainda que sejam observados alguns entraves a estas parcerias, verifica-se uma tendência de aumento quanto ao envolvimento das marcas comerciais no futebol feminino.
Women’s football is rising, as it can be seen in audience records, in the gradual increase on television broadcasts and in the growing demand for merchandising from both clubs and national teams. Despite this, some challenging questions can be asked, such as the reason(s) why there is still little investment in television broadcasting of matches and the big discrepancy in sponsoring investments by commercial brands compared to the male version of the sport. This research work aims to explore the general impact of sponsoring as a marketing communication tool in women’s football. More specifically, it seeks to understand its potential contribute to achieve higher levels of visibility and affirmation of this sport and simultaneously to increase the awareness and image of the sponsoring brands. To obtain relevant information, a series of structured interviews were created based on a script containing six specific questions. This process, which involved a sample of ten professionals directly involved with women’s football, tried to understand their perspectives, knowledge and, above all, their sensitivity towards the object of investigation. As a result of the qualitative analysis of the interviewees’ responses, we can conclude that there is a strong consensus on the importance of the involvement of sponsors to support the growth of women’s football. Although there are some obstacles to these partnerships, we can see an upward tendency as far as the involvement of commercial brands in women’s football is concerned.

Description

Keywords

Futebol Feminino Marketing desportivo Sponsoring Sponsoring Desportivo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License