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As atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Saraiva, Horácio Pires Gonçalves Ferreira | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Artur Jorge Canelas | |
dc.date.accessioned | 2016-07-11T14:09:13Z | |
dc.date.available | 2016-07-11T14:09:13Z | |
dc.date.issued | 2015-12-11 | |
dc.date.submitted | 2015-12-11 | |
dc.description.abstract | O princípio da inclusão baseia-se nas necessidades da criança, vista como um todo e não apenas no seu desempenho académico, comparado, tantas vezes, com o desempenho académico do “aluno médio”. (Correia, 2013) O sistema escolar atual está empenhado em construir uma “escola ” para todos, no sentido de as tornar verdadeiras comunidades educativas onde todos os alunos possam aprender juntos e deste modo ser uma verdadeira escola inclusiva. A reorganização educacional nas nossas escolas inerentes aos princípios da filosofia inclusiva tem procurado estratégias que reunifiquem o ensino regular e a educação especial. A inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nas turmas regulares é hoje prática comum nas escolas. A inclusão diz respeito a toda a comunidade educativa: os alunos, os professores e os encarregados de educação. Deste modo, os alunos do ensino regular têm um papel fundamental em todo o processo inclusivo de sucesso. O estudo realizado teve como objetivo geral avaliar as atitudes dos alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e secundário face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas turmas do ensino regular. A amostra do nosso estudo foi retirada população escolar do Agrupamento de Escolas do Centro – Vila de Rei, distrito de Castelo Branco. No total foram inquiridos 206 alunos (54 alunos do 2º ciclo, 112 alunos do 3º ciclo e 40 alunos do ensino secundário). Os resultados revelaram que as atitudes dos alunos face a inclusão dos seus pares com NEE nas turmas são mais positivas no 2º e 3º ciclo, comparativamente ao Ensino Secundário. Em termos de desvantagens da inclusão de alunos com NEE nas turmas, género (feminino), aprendizagem cooperativa e perceção que tinham dos professores em relação à inclusão aferimos, de igual forma, que as atitudes são mais positivas nos dois ciclos de ensino (2º e 3º) comparativamente ao Ensino Secundário. Concluímos, em termos gerais que o grupo de alunos que frequenta o secundário, manifesta atitudes menos positivas face à inclusão dos seus pares com NEE nas suas turmas do ensino regular. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201207346 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/14279 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Integração Escolar | pt_PT |
dc.subject | Atitude | pt_PT |
dc.title | As atitudes dos alunos face à inclusão dos seus pares com necessidades educativas especiais nas turmas do ensino regular | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educação João de Deus | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação na Especialidade em Domínio Cognitivo-Motor | pt_PT |